Uespi alcança primeiro lugar nos índices de desempenho do governo federal e estadual

05/04/2024 16h19


Fonte Governo do Piauí

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) alcançou o primeiro lugar nos Índice de Desempenho na Gestão das Transferências Discricionárias e Legais da União (IDTRU) do governo federal e no Indicador de Desempenho de Eficiência Governamental (IDEG) do governo estadual.

O IDTRU é um índice de acompanhamento contínuo dos recursos repassados pelo governo federal às universidades estaduais do país e que objetiva avaliar o desempenho dos recebedores dos recursos de gestão dos instrumentos de transferências discricionárias e legais. Esse sistema compreende a atividade sistemática e contínua de medir, por meio da aplicação de índices e indicadores, a eficiência e a eficácia dos processos de gestão dos instrumentos de transferência mencionados e a capacidade técnica.

O reitor da Uespi, Evandro Alberto de Sousa, lembrou que, recentemente, em novembro de 2023, a Uespi ficou em primeiro lugar no Prêmio Destaque do Controle Interno do 5º Fórum Piauiense de Controle Interno. E agora, mais duas conquistas. Para o gestor, os resultados dos índices de avaliação trouxeram muita alegria, porque significa que o trabalho de todos que fazem parte da universidade está no caminho certo.

“Recebemos as notícias com muita satisfação. Essa conquista é resultado de todo o esforço, serenidade e responsabilidade de todos que estão a frente de cargos administrativos na universidade e que sabem o quanto é importante a aplicação dos recursos e transparência das informações. No Nordeste, ficarmos em primeiro lugar dentre as universidades estaduais é uma conquista da nossa universidade, como também do estado do Piauí. O Índice de Desempenho na Gestão das Transferências Discricionárias e Legais da União comprova que cada profissional da nossa instituição tem trabalhado com zelo, firmeza e eficiência para garantir um excelente resultado”, reitera o reitor.

Renato Santos, responsável pela análise de estatística da Pró-reitoria de Planejamento e Finanças (Proplan) da Uespi, explica que “esse índice foi criado em abril de 2023 e foram coletados dados desde abril até dezembro de 2023 nas universidade estaduais do Nordeste. Nesse cenário, na região Nordeste, a Uespi ficou em primeiro lugar de junho até dezembro de 2023".

Ranking das universidades estaduais no IDTRU

Além da alegria pelos resultados positivos, o reitor também comentou que a responsabilidade da Uespi aumenta ainda mais. “A responsabilidade dobrou e, por isso, vamos manter nosso pedido junto à equipe e aos colaboradores de integração e eficiência. Estamos conseguindo excelentes resultados, fruto do trabalho de todos e vamos manter isso diariamente”, complementou Evandro Alberto.

Paralelo ao índice do governo federal, a Uespi também alcançou o primeiro lugar no IDEG, aqui no Piauí.

Nicolas Crisolo, técnico administrativo da Proplan, destaca que esse indicador foi criado recentemente já pelo Governo Rafael Fonteles para avaliar o desempenho financeiro e de obras, entre outros aspectos, refletindo a eficiência da gestão governamental.

“Das 29 instituições incluídas no IDEG, alcançamos o primeiro lugar com nota 0.83 em uma escala de 0 a 1. O IDEG avalia diversos indicadores, totalizando 10, e, na maioria deles, alcançamos a nota máxima", explica Crisolo.

Para a pró-reitora Adjunta de Planejamento e Finanças (Proplan), Joseane Leão, alcançar a primeira colocação é resultado do cumprimento das metas estabelecidas dentro das relações consideradas prioritárias pelo Estado. “Ficar em primeiro lugar nessas avaliações significa que conseguimos executar com mais eficiências os nossos recursos", completa a gestora.

Para o pró-reitor da Proplan, Lucídio Beserra, os resultados tanto em âmbito federal como estadual comprovam o trabalho de equipe dentro da universidade em todos os setores. “Esses resultados comprovam o esforço conjunto de todo o corpo de colaboradores da Uespi. A Administração Superior está se dedicando diariamente para o bom andamento das ações. Essas conquistas significam o reconhecimento do trabalho integrado de todos que fazemos parte da Universidade Estadual do Piauí”, destaca o gestor.

O reitor destacou a integração de todos os colaboradores para a conquista do primeiro aqui no estado também. Ele pontuou também que além da integração, a ciência da responsabilidade de cada colaborador é fundamental para as conquistas nos índices de avaliação. “A Uespi tem uma estrutura muito grande e complexa, por isso ser tão importante trabalharmos integrados. A equipe que vai desde coordenadores, diretores, pró-reitores, administradores em geral e os demais que compõem a universidade, como docentes, técnicos, servidores e colaboradores, todos integrados buscando sempre a eficiência e melhorar a nossa universidade”, finalizou Evandro Alberto.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: universidade, uespi, governo