Uber completa um mês em Teresina e uso ainda divide opiniões de clientes

25/12/2016 09h10


Fonte G1 PI

Neste sábado (24) o serviço de transporte particular Uber completou um mês que está disponível em Teresina. A capital piauiense é a 31ª cidade no Brasil a receber o aplicativo, mas a utilização ainda divide opinião de usuários e ao mesmo tempo aumenta a quantidade de associados que querem trabalhar como motoristas.

O uso do serviço já foi tema de sessão na Câmara Municipal de Teresina e de manifestações de taxistas e mototaxistas, que foram as ruas reclamarem da chegada do aplicativo, já que para eles o Uber trabalha irregularmente por não pagar impostos. O prefeito Firmino Filho assegurou às categorias que a prefeitura agirá de acordo com a lei, fiscalizando as irregularidades.

O Uber é um serviço semelhante ao de táxi, acionado por meio de um aplicativo para celulares, com preços bem abaixo dos praticados pelo mercado de transportes individuais, regulamentados e taxados pelo Poder Público municipal.

Imagem: Adelmo Paixão/G1Capital piauiense é a 31ª cidade no Brasil a receber o aplicativo.(Imagem:Adelmo Paixão/G1)Capital piauiense é a 31ª cidade no Brasil a receber o aplicativo.

O arquiteto Antônio Laércio Coutinho, de 31 anos, trabalhava com projeto de interiores de forma independente, quando decidiu se tornar motorista do Uber. Ele utiliza o carro próprio e contou que está conseguindo conciliar os dois empregos.

“Durante minha especialização em São Paulo fui usuário assíduo do aplicativo, quando veio para Teresina, achei a proposta interessante e resolvi tentar. Por enquanto eu ainda estou conseguindo conciliar os dois trabalhos. Pela manhã trabalho com a arquitetura e durante a tarde e noite no Uber”
, contou.

Antônio Laércio conta que está tendo um ótimo retorno financeiro como motorista do Uber, tendo até ganhos que não tinha com a arquitetura.

“Estou com uma semana como associado do aplicativo e devo confessar que está sendo muito bom para mim financeiramente. Tenho consciência que são profissões diferentes, mas posso dizer que consegui ganhar mais do que em certos projetos de arquitetura que já fiz”,
disse.

O arquiteto comentou que no começo foi estranho ver como as pessoas eram preconceituosas com a decisão dele de trabalhar como Uber. Muitos o criticaram, lamentando por ele ser uma pessoa com ensino superior completo e querer trabalhar como motorista.

“Eu adoro dirigir e estava precisando de dinheiro, apenas juntei o útil ao agradável, mas confesso que foi triste ver como as pessoas me olhavam diferentes quando digo que sou motorista do Uber. Acho na verdade, que é uma ignorância enorme as pessoas que acham que a profissão de motorista seja uma classe inferior a qualquer outra”
, comentou.

Aplicativo divide opiniões

O comissário de voo, André Coutinho diz que foi um dos primeiros usuários do Uber de Teresina. Ele que já usou o aplicativo em outros estados e até outros países falou que não há diferença entre o serviço feito na capital piauiense e outros lugares.

“Acredito que fui um dos primeiros usuários a usar o aplicativo em Teresina. Lembro que ele começou a funcionar às 14h e minutos depois já pedi um carro. Não há diferenças, a credibilidade, profissionalismo e conforto do aplicativo é o mesmo em qualquer lugar. Algumas pessoas acham que o pagamento em dinheiro não é feito apenas aqui, mas na verdade só em feito em São Paulo”, contou.

Segundo o comissário, por conta do aplicativo ser autoexplicativo facilita o uso e destacou ainda a educação dos motoristas. “Usei a primeira vez em São Paulo e adorei. O aplicativo é simples e maravilho, mas acredito que os motoristas com todo o profissionalismo, chama a atenção. O cliente gosta de ser bem tratado, bem atendido e essa é uma característica que o Uber tem em qualquer lugar do mundo”, disse.

André contou ainda que se sente mais seguro quando utiliza um Uber ao invés do táxi. “Você tem o acompanhamento antes, durante e depois de entrar no carro. Você sabe quem irá buscar você, diferente de táxi que a gente não sabe quem é a pessoa que está indo te buscar. No Uber, no final de cada corrida você recebe um resumo com todas as informações”, falou.

O usuário contou que grande parte dos colegas de trabalho usam o aplicativo e destacou o que ele acha diferencial no serviço.

“Praticamente todos os comissários de voo e pilotos usam o aplicativo. Nós paramos em muitas cidades e financeiramente compensa muito. O que me deixa impressionado é o cuidado que o serviço tem com o cliente, hoje mesmo recebi dois email, um desejando Feliz Natal e outro contanto a minha retrospectiva deste ano que usei o aplicativo. Que outro serviço faz isso? Só o Uber”,
disse.

Mas não são todos os usuários quem concordam com André. A usuária Laynna Lima contou em sua rede social uma situação negativa que passou ao usar o aplicativo e que tinha usado uma única vez.

“Pedi o Uber e por mais que no aplicativo mostrasse o tempo em que o carro iria chegar, o motorista se perdeu. Não há contato direto com o motorista, então além de ele demorar muito, recebi a ligação de uma pessoa do aplicativo e ainda assim o carro demorou mais vinte minutos para chegar”,
disse.

A usuária falou ainda que teve de ir ao encontro do motorista, já que ele não conseguiu achar a residência. Depois que entrou no carro e seguiu para o destino, houve o segundo problema. Ela gostaria de descer em um lugar, onde segundo o motorista não poderia ser fechada a corrida. “Eu fui para o shopping, então quis parar no local onde ficava melhor para mim. Foi quando o motorista me falou que o aplicativo só reconhece pontos determinados e como no percurso mostrava que eu deveria parar na outra entrada, a corrida só poderia ser fechada quando chegasse a esse ponto determinado”, contou.

Apesar do alerta, Laynna desceu no local que ficava melhor para ela e aguardou que chegasse em seu e-mail um comprovante de pagamento, já que em Teresina o aplicativo só disponibiliza o pagamento por cartão de crédito. Foi aí o terceiro problema, o valor, tempo e local da corrida estavam errados. “Fiquei tão chateada que acabei colocando na minha rede social e fazendo também uma denúncia junto ao aplicativo. Cerca de três horas depois recebi o retorno do aplicativo, que confirmou o erro, pediu desculpas e fez um novo faturamento. Pelo menos eles fizeram isso”, falou.

Ainda assim, Laynna afirmou que não irá usar o aplicativo novamente. “Usei apenas uma vez e deu tudo errado. Fiquei chateada e não pretendo usar novamente. Acho que o táxi é bem melhor, porque os taxistas conhecem bem a cidade e você vai vendo durante todo o percurso o valor que vai dar, não tem problema”, declarou.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: carro, motorista, uber