Túneis e buraco são encontrados e fugas abortadas em dois presídios

11/04/2016 11h16


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/SinpoljuspiTúneis e buracos são encontrados nos presídios do Piauí.(Imagem:Divulgação/Sinpoljuspi)Túneis e buracos são encontrados nos presídios do Piauí.

Dois túneis e um buraco foram encontrados durante o fim de semana após vistorias feitas nas penitenciárias Irmão Guido e Casa de Custódia, ambas em Teresina e os agentes conseguiram abortar três fugas. Segundo a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), nenhum preso conseguiu fugir.

A primeira tentativa de fuga ocorreu no sábado (9) quando detentos da Penitenciária Irmão Guido fizeram um buraco na parte superior da gaiola que dá acesso à laje, mas foram interceptados pelo policial militar que estava de plantão.

á no domingo (10), na Casa de Custódia, um policial militar, de guarda na unidade, percebeu uma movimentação estranha em um dos pavilhões e repassou informações à Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça (Dipe). Imediatamente, as providencias foram adotadas, junto com os agentes penitenciários de plantão. A Força Tática do Promorar foi acionada para coibir a ação dos presos.

Após realizarem vistoria na unidade, detectaram um túnel sendo aberto no pavilhão G. Ao prosseguirem com a vistoria, outro túnel foi localizado dentro do pavilhão F. Após as tentativas frustradas nas duas unidades, foi realizada a contagem dos presos e ficou constatado que nenhum deles fugiu.

Motim em Parnaíba
Detentos da Penitenciária Mista de Parnaíba, no Litoral do Piauí, realizaram na noite de sexta-feira (9) um motim na unidade prisional. Segundo a direção do presídio, presos de sete alas da penitenciária se amotinaram e atearam fogo em colchões e outros objetos. Nenhum preso ficou ferido.

Em dezembro do ano passado, a mesma penitenciária foi alvo de incêndio durante um motim. Em ambos os casos, parte da estrutura da unidade foi queimada pela ação dos detentos.
O Corpo de Bombeiro foi acionado para controlar o fogo. A Tropa de Choque, Forças Táticas da Polícia Militar, Bope, Rone também foram chamadas. A Secretaria de Justiça (Sejus) disponibilizou o Comando de Operações Prisionais (COP) para garantir segurança à unidade.Efetivos da PM e da Rone de Teresina também deram suporte.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: agentes, detentos, fuga