Trotes para a Defesa Civil atrapalham atendimentos à população, diz gerente

03/04/2023 09h03


Fonte ClubeNews

Imagem: PMTDefesa Civil Municipal(Imagem:PMT)Defesa Civil Municipal

O gerente de Operações da Secretaria Municipal de Defesa Civil, Marcos Rolf, denunciou que o órgão recebe ligações com informações falsas sobre pontos de alagamentos ou com risco de desabamento em Teresina. Esses “trotes” atrapalham o trabalho das equipes. A Defesa Civil pode ser acionada pelo número de emergência é o 199 ou (86) 3223-7366.

Rolf fala que muitas famílias são resgatadas de situações difíceis das áreas de risco. Somente no último final de semana, seis famílias precisaram ser retiradas das suas casas no povoado Taboca do Pau Ferrado. E, paralelo a isso, a equipe foi acionada para um local sem emergência após um trote, atrasando o atendimento às pessoas que realmente precisavam.

“Existem muitos trotes, e isso nos preocupa. A gente pede para que as pessoas liguem, mas também mandem uma foto para o 199. Nós também temos o celular institucional para que ele mande referência e foto. A gente esteve em um local que não era (uma emergência), era uma brincadeira de alguém em uma hora mais difícil de chuva”.


Como acionar a Defesa Civil Municipal

– Ligue para o número 199 ou (86) 3223-7366 (atendimento 24h)

– Identifique-se: informe seu nome e telefone

– Local: informe o endereço completo do local que necessita de atendimento

– Ocorrência: informe detalhadamente como o desastre aconteceu

– O contato também pode ser feito pelo Corpo de Bombeiros no número de emergencial 193

Resgate


A Defesa Civil de Teresina realizou o resgate de seis famílias do povoado Taboca do Pau Ferrado, após as fortes chuvas registradas na tarde e noite desse sábado (01) na zona Sudeste da capital. As vítimas da região ficaram ilhadas, entre elas, uma mulher de resguardo com um bebê de 03 meses, resgatados pelas equipes.

“Saímos da Defesa Civil com as equipes e os Bombeiros Civis após os moradores acionarem pelo 199. Nos deslocamos rapidamente e encontramos muitas dificuldades durante o percurso, devido às áreas inundadas. Assim que chegamos no local, conseguimos resgatar uma mulher que estava de resguardo com um bebê”,
relatou o gerente.

Orientação

A Defesa Civil orienta que, em casos de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. “Também não se deve estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda, bem como utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada”.



Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: defesa, atendimento, equipes