Tribunal Regional Eleitoral faz avaliação positiva das eleições no PI

27/10/2014 09h49


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarJuiz José Vidal de Freitas(Imagem:G1 PI)José Vidal de Freitas

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fez uma avaliação positiva da votação para o segundo turno no Piauí. O resultado oficial da votação será divulgado pelo TRE em uma sessão que será realizada na manhã desta segunda-feira (27). Segundo o juiz José Vidal de Freitas, as eleições foram tranquilas com o registro de poucos problemas durante a votação.

“Tivemos alguns problemas com as urnas eletrônicas, onde 55 delas foram substituídas, então foi tranquila, não tivemos registro de votação com cédulas. A preocupação com abstenção não se concretizou, pois tivemos uma abstenção de apenas 21%, que foi menor que o segundo turno de 2010. Todos se comportaram de forma correta seguindo as regras, então foi uma eleição tranquila”,
disse o juiz.

Em relação à biometria, o juiz afirmou que foram registrados alguns problemas por se tratar de um sistema novo. “É um sistema que ainda não é de conhecimento da população e no primeiro turno tivemos um maior problema pela quantidade de candidatos para serem votados, agora como era apenas presidente o sistema correu normalmente, sem maiores problemas. Mas o sistema mostrou que é muito importante, pois não tem como uma pessoa votar pela outra. O nosso objetivo é ampliar muito mais esse sistema, e fazer com que todo o eleitorado piauiense vote com a biometria”, contou.

Mesmo com a redução no envio das tropas, existia a preocupação por causa dos ânimos acirrados, mas isso não atrapalhou o processo. “Mesmo com essa redução, foi aprovado todos os pedidos de reforço dos municípios e conseguimos colocar pelo menos um policial militar em cada local de votação e isso foi suficiente, pois tivemos uma eleição tranquila e em paz. Tudo aconteceu como deveria acontecer”, explicou.