Três crianças vítimas de acidente com ônibus escolar em José de Freitas continuam no HUT

15/09/2023 09h40


Fonte ClubeNews

Imagem: Gil Oliveira/TV ClubeVítimas do acidente com ônibus escolar em José de Freitas chegando ao HUT.(Imagem:Gil Oliveira/TV Clube)Vítimas do acidente com ônibus escolar em José de Freitas chegando ao HUT.

Três crianças vítimas do acidente com ônibus escolar na cidade de José de Freitas continuam internadas no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O acidente aconteceu na tarde de quinta-feira (14/09). Uma criança morreu e outras 31 ficaram feridas.

As vítimas mais graves foram transferidas de José de Freitas para Teresina. Das três vítimas que continuam internadas, uma já passou por cirurgias, inclusive plástica, e deve passar por outras. As outras duas crianças tiveram traumatismo cranioencefálico, uma delas com pequena hemorragia cerebral. Todas continuam em observação em estado complexo, mas estáveis.

“Desde há tarde de ontem (14), o HUT recebeu 21 crianças do acidente de José de Freitas. Quando nós tivemos notícia da situação, todas as equipes foram mobilizadas e preparadas para receber essas crianças. Das 21 crianças, 15 já receberam alta ontem (14) mesmo. Das seis que ficaram, três também receberam alta, ficando três internadas no hospital”, explicou o diretor geral do HUT, Italo Costa.

O ACIDENTE

Um ônibus escolar tombou na zona rural de José de Freitas, entre as comunidades Tinguis e Porteira Velha, na tarde de quinta-feira (14).

No momento do acidente, 32 crianças e adolescentes, entre 12 a 16 anos, estavam no ônibus. O veículo se deslocava para a Escola Municipal José Amado De Oliveira, na zona rural.

A vítima, identificada como Érica, chegou a ser socorrida e encaminhada com os demais alunos para atendimento no Hospital Nossa Senhora do Livramento, mas não resistiu. Outros seis estudantes em estado mais grave foram encaminhados para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou que seis ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estadual foram acionadas para auxiliar no atendimento e transferência de pacientes. Além do reforço disponiblizado pelo Samu de Teresina e José de Freitas e do Corpo de Bombeiros.

MORTE

A estudante Érika Pereira, de 13 anos, morreu momentos após o acidente. Ela chegou a ser encaminhada para atendimento médico no Hospital Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas, mas não resistiu.

“No hospital tentaram reanimar, mas sem nenhum sucesso”, disse a diretora da unidade hospitalar, Laís Ribeiro.

O sepultamento vai acontecer na tarde de sexta-feira (15) no município onde o acidente ocorreu na quinta-feira (14).

INVESTIGAÇÃO


O motorista do ônibus, que não teve a identidade revelada, se apresentou voluntariamente na Delegacia de Polícia Civil de José de Freitas para o registro do Boletim de Ocorrência. Segundo o delegado André Moreno, o caso não se classifica para a expedição de prisão em flagrante.

“A perícia e o IML foram acionados para a gente fazer o procedimento, e a partir de agora, vamos ouvir todos os envolvidos, tentar apurar o que aconteceu para saber se teve crime de fato ou se foi apenas um acidente”, esclareceu o delegado.

NOTA PREFEITURA

A Prefeitura Municipal de José de Freitas afirmou que o ônibus é novo e que o motorista, que se apresentou à Polícia Civil, foi contratado por meio de teste seletivo.

“A Prefeitura Municipal de José de Freitas lamenta profundamente o acidente ocorrido com um ônibus escolar na tarde desta quinta feira, em uma estrada da zona rural do município. Neste momento, toda a equipe da Prefeitura está voltada para dar suporte às vítimas e às famílias, com a transferência dos feridos que estão no Hospital Nossa Senhora do Livramento para o HUT, em Teresina. O ônibus era novo e o motorista contratado por meio de teste seletivo. Nesse momento, a prioridade é cuidar dos feridos e das famílias atingidas. A Prefeitura garante ainda que vai tomar todas as providências para garantir a apuração criteriosa dos fatos e a devida responsabilização dos eventuais responsáveis.”


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: hospital, acidente, crian?as