Três cidades no Piauí têm risco de surto de dengue, chikungunya e zika

29/11/2017 08h35


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarTrês cidades no Piauí têm risco de surto de dengue, chikungunya e zika.(Imagem:Divulgação)

Três cidades do Piauí estão em situação de risco de surto de dengue, chikungunya e zika. De acordo com o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti, 357 municípios em todo o país estão no "mapa da dengue" divulgado pelo Ministério da Saúde.

Das 5.570 cidades de todo o país, 3.946 enviaram dados para o levantamento. No Piauí, 188 cidades participaram da pesquisa. O índice foi considerado satisfatório em 148 municípios; 37 estão em estado de alerta e São Raimundo Nonato, Vera Mendes e Wall Ferraz têm risco de surto da doença transmitida pelo mosquito, ou seja, foram encontrados criadouros do Aedes aegypti em mais de 4% das residências.

No Estado, há ainda 37 cidades que não enviaram os dados para a pesquisa e ficarão sem a verba para o combate ao mosquito.

"Esses municípios deixarão de receber a segunda parcela dos recursos que o Ministério da Saúde transfere anualmente para o enfrentamento do mosquito",
frisa Inácio Lima, técnico em Vigilância da Saúde.

Apesar dos dados, os casos de dengue e chikungunya diminuíram em todo o país em relação ao ano passado. Contudo, as autoridades em saúde alertam que os cuidados devem ser permanentes.