TRE-PI diz que pleito foi tranquilo e se prepara para nova etapa da biometria

04/10/2016 07h26


Fonte G1 PI

Imagem: Samantha Rodrigues/ G1 PiauíPresidente do TRE - PI avalia eleições municipais no estado piauiense.(Imagem:Samantha Rodrigues/ G1 Piauí)Presidente do TRE - PI avalia eleições municipais no estado piauiense.

O presidente do Tribunal Regional do Estado do Piauí (TRE/PI), Joaquim Santana, avaliou nesta segunda-feira (3) como positiva a eleição em todo o estado. Segundo ele, todo o processo foi bem tranquilo, apesar dos pequenos problemas e que o próximo passo é implantar o sistema biométrico naquelas cidades que ainda não o utilizam.

"Por mais que tenha tido problemas, avalio que foi muito bom, em comparação a outros estados que tiveram até urnas queimadas, por exemplo. Aqui nós não tivemos isso, foram problemas simples. Estamos felizes com o resultado e hoje mesmo nós já começamos a organizar o sistema de biometria nos locais que ainda não é utilizado. São 115 municípios, que equivalem a cerca de 30% do eleitorado estadual", contou o presidente.

Nas eleições que ocorreram neste domingo (2), um total de 1.667.891 eleitores piauienses estavam aptos a votar pelo sistema biométrico. Dos 224 municípios, apenas 109 tiveram a votação com identificação pela biometria.

O presidente também explicou como ficará a situação dos 37 candidatos que não tiveram o processo de registro de candidatura avaliado antes das eleições por conta da falta de tempo. Destacou que três destes processos são de candidatos à prefeitura de São Miguel do Tapuio, Itaueira e Miguel Leãoe serão avaliados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

"Os candidatos que não tiveram os processos julgados a tempo, participaram da eleição normalmente. Estaremos julgando até essa sexta-feira todos eles, se tiver tudo bem, eles irão assumir como qualquer outro candidato eleito",
contou.

Outro que avaliou bem as eleições foi secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PI, Anderson Lima, que explicou que embora o resultado final tenha saído quase quatro horas depois do horário esperado, não houve grandes problemas.

"Nós tivemos alguns problemas de transmissão de dados em algumas cidades, principalmente Dom Inocêncio que fizeram com que o resultado final só saísse próximo de uma da manhã. Estamos trabalhando para que na próxima eleição não haja mais problemas como esse. Acredito que todo o corpo do distrito eleitoral alcançou o mérito e já vamos começar a nos preparar para as eleições 2018", disse.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook