Trabalhadores da educação entre 55 e 59 anos recebem vacina contra Covid em junho no Piauí

27/05/2021 15h05


Fonte G1 PI

Imagem: Rodrigo Nagafuti/PoáDose da vacina contra a Covid-19.(Imagem:Rodrigo Nagafuti/Poá)Dose da vacina contra a Covid-19.

Trabalhadores da educação entre 55 e 59 anos recebem vacina contra a Covid-19 a partir de 1º de junho no Piauí. Em postagem nas redes sociais, o governador do estado, Wellington Dias (PT), informou que até sexta-feira (28) cada município deve divulgar seus próprios calendários de vacinação.

Em entrevista à TV Clube (vídeo acima) o secretário estadual de educação, Ellen Gera, informou que cerca de 10% dos profissionais serão contemplados. "Entre hoje (27) e amanhã (28) as vacinas serão distribuídas para os municípios", disse.

O gestor informou que haverá uma reserva de vacinas para o setor da educação sempre que um novo lote chegar e que essa reserva será divida proporcionalmente e repassada para cada município.

"O município fará a aplicação nos respectivos profissionais de educação, sejam da rede municipal, estadual ou particular, da educação básica, que é o foco nesse momento", destacou Ellen Gera.

O secretário afirmou que não há um banco de dados com os profissionais da educação, que possibilite um número preciso. "O comitê fez uso de um dado que o Ministério da Saúde reconhece como sendo um dado válido", relatou.

De acordo com Ellen Gera, o dado reconhecido pelo ministério é de que o Piauí tem 53 mil profissionais de educação básica e 9 mil do ensino superior. "Mediante este número da educação básica está sendo tirado um percentual de 10% e sendo distribuído para os municípios fazerem a aplicação em junho", disse.

Aulas presenciais
Imagem: Reprodução/TV ClubeEllen Gera, secretário estadual de educação do Piauí.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Ellen Gera, secretário estadual de educação do Piauí.

O secretário afirmou que a vacinação dos profissionais da educação é um preceito para a volta das aulas presenciais. "A vacina hoje é a esperança para nós retomarmos definitivamente para o ambiente escolar", declarou.

Atualmente, as escolas funcionam em modelo híbrido, alternando entre aulas remotas e presenciais. "Queremos os estudantes e profissionais da educação voltem para a escola e eles também querem", disse.

Contudo, o gestor informou que a volta só será possível com a segurança sanitária em relação à Covid-19 e, em especial, devido à vacinação.