Todos do grupo de risco da Covid-19 serão imunizados contra doença até abril, diz governador

18/02/2021 11h07


Fonte G1 PI

Imagem: Laura Moura/G1Arminda da Conceição Val, 83 anos, foi a primeira vacinada em um abrigo de idosos na capital piauiense.(Imagem:Laura Moura/G1)Arminda da Conceição Val, 83 anos, foi a primeira vacinada em um abrigo de idosos na capital piauiense.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou que todos do grupo de risco da Covid-19 serão imunizados contra a doença até abril. A declaração foi feita na noite de quarta-feira (17), após reunião virtual entre governadores e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

A reunião foi articulada por Dias, que é coordenador do tema "vacina" no Fórum Nacional de Governadores do Fórum Nacional de Governadores.

De acordo com o governador, o ministro garantiu que serão distribuídas doses suficientes para idosos e pessoas com comorbidade até o final de abril.

“Esse segmento da população que será imunizado é responsável por 70% das internações e óbitos pelo novo coronavírus”, disse o gestor.

Durante a reunião, o ministro afirmou que 230,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 serão entregues até 31 de julho.

Os estados aguardam agora a divulgação do cronograma de entrega das doses nos meses de fevereiro e março para cada estado e, até a segunda-feira (22), espera-se que o ministério comunique o calendário de abril a julho, com a quantidade de dose para cada estado.

Produção de vacinas
Imagem: Reprodução/EPTVLinha de produção de vacinas.(Imagem:Reprodução/EPTV)Linha de produção de vacinas.

O encontro contou com participação de representantes do Butatan e Fiocruz, que informaram que já regularizaram o recebimento de Ingredientes Farmacêuticos Ativos (IFAs) para a produção das vacinas.

Segundo o governador, o Instituto Butantan tem 17,3 milhões de IFAs que serão usados para as doses de vacinas que ficarão prontas em março.

A Fiocruz, segundo Dias, tem entregas confirmadas de IFAs nos dias 22 e 29 de fevereiro para a produção de doses no mês de março, e nova remessa em março para produção de abril.

“Essa regularidade é fundamental para que haja um planejamento e com isso vamos evitar a paralisação de vacinação”, ressaltou.

Custeio de leitos

Na reunião, os governadores também reivindicaram o custeio dos leitos credenciados pelo SUS para pacientes com Covid-19 e outras doenças em janeiro e fevereiro.

Segundo Wellington Dias, os custos foram garantidos pelo MS. “Há R$ 5,2 bilhões assegurados do ministério para esse setor e R$ 2,8 bilhões já serão liberados para pagamento ainda esta semana”, disse.

O Fórum Nacional de Governadores conseguiu ainda, do Ministério da Saúde, a garantia de que o órgão irá credenciar novos leitos nos hospitais onde houver aumento de internação e repassar os recursos aos estados.

“Isso dá uma tranquilidade para que a gente tenha a certeza de que a aquilo que é prestado de serviço contaremos com apoio do SUS”, comentou Dias.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: vacinas, doses, governadores