TJ-PI decreta prisão de advogado acusado de subornar zeladora para furtar autos de processo

20/01/2021 18h35


Fonte G1

 O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) decretou, na segunda-feira (18), a prisão preventiva do advogado Adailton Maturino dos Santos, acusado de ter subornado uma zeladora do próprio tribunal para furtar os autos de um processo administrativo que tramitava na Corregedoria Geral de Justiça do Estado (CGJ-PI).

Procurada pelo G1, a defesa do acusado não se manifestou até a publicação desta matéria.

Adailton havia sido preso em flagrante na época do crime, novembro de 2014, e depois, em dezembro do mesmo ano, colocado para responder processo em liberdade.

Contudo, o advogado tinha que cumprir medidas cautelares, entre elas não se ausentar de Teresina. Mas, em 2018, um juiz da Central de Inquéritos de Teresina revogou as medidas.

De acordo com a decisão de terça (19), quando o magistrado investigado no processo do qual Adailton é acusado de tentar furtar os autos se aposentou, a liminar que anulou as medidas cautelares perdeu a eficácia, em julho de 2019.

O MP apresentou denúncia contra o advogado pela prática dos crimes de associação criminosa e corrupção ativa. A denúncia foi aceita pela Justiça do Piauí em fevereiro de 2020.

Adailton também é acusado de participação em um esquema de venda de decisões judiciais para grilagem de terras na Bahia.

Tópicos: acusado, adailton, medidas