TJ obriga Governo a criar comissão para apurar casos de discriminação sexual
16/09/2022 09h28Fonte Cidadeverde.com
Imagem: Renato Andrade/Cidadeverde.com
Tribunal de Justiça do Piauí
Tribunal de Justiça do PiauíO Tribunal de Justiça do Piauí manteve sentença da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da comarca de Teresina que obriga o Estado do Piauí a criar, no âmbito da Secretaria de Justiça, uma comissão para apurar a prática de discriminação em razão de orientação sexual. O julgamento ocorreu na 5ª Câmara de Direito Público, que julgou improcedente recurso interposto pela Procuradoria Geral do Estado.
Em seu voto, o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, relator, citou a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental que fala do direito fundamental à busca da felicidade, cujo relator foi o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ayres Britto. O voto foi seguido pelos demais membros do colegiado.
“Como se vê, já existe disposição legislativa desde 2006 e, passados 16 anos, o Estado do Piauí alega impossibilidade de cumprimento dada a insuficiência orçamentária e necessidade de continuação dos demais serviços públicos. Trata-se, de fato, do cumprimento da obrigação deste Poder que é a de dar concreção aos direitos fundamentais, abrigados em normas constitucionais, ordinárias, e regulamentares”, diz trecho do voto.
O acórdão destaca, ainda, que os custos para criação e instalação da Comissão não são elevados, considerando que demanda apenas “três membros, com mandato de dois anos”.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui












