Themístocles Filho pede implantação de campus da UFPI em Esperantina e Oeiras

01/11/2013 16h09


Fonte Alepi

Imagem: AlepiClique para ampliarDeputado Themístocles Filho (PMDB)(Imagem:Alepi)Deputado Themístocles Filho (PMDB)

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), solicitou audiência com o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, através do vice-presidente da República, Michel Temer, para tratar sobre a implantação e desenvolvimento do campus da Universidade Federal do Piauí nos municípios de Esperantina e Oeiras.

O deputado já se reuniu com o reitor da Universidade Federal do Piauí, José Arimatéia Dantas Lopes, e discutiu as etapas que deveriam ser seguidas para a transformação da escola Estado da Paraíba, de Esperantina, em um campus da Universidade Federal do Piauí, bem como as demandas dos cursos a serem inseridos pela instituição.

Através de pesquisas, consultas realizadas com a população e com base na necessidade da região os cursos implantados em Esperantina serão: direito, serviço social, educação física, ciências contábeis e nutrição. Já em Oeiras, serão: medicina veterinária, engenharia agrária, psicologia, direito, arquitetura e engenharia civil.

“A implantação destes campi faz parte de um dos nossos projetos que é ampliar e interiorizar a universidade. Acreditamos que até 2016 as aulas já estarão acontecendo, mas creio que deva começar antes. Para isso contamos com o apoio da bancada piauiense em especial o deputado Themístocles Filho que está se empenhando bastante para viabilizar esta conquista”,
afirmou o reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes.

A audiência com o ministro da Educação acontecerá na segunda quinzena deste mês e deverá contar com a presença do governador Wilson Martins, dos senadores Wellington Dias (PT), João Vicente Claudino (PTB) e Ciro Nogueira (PP), e alguns deputados estaduais.

“Quero agradecer a Universidade Federal do Piauí, ao reitor Arimatéia, que nos deu atenção e esteve na cidade de Esperantina, sua equipe também esteve várias vezes no município. Agora precisamos avançar, por isso iremos a Brasília para uma audiência com o ministro da educação. Já falei com o vice-presidente do Brasil, com os três senadores do Piauí, deputados federais, deputado Marllos Sampaio e solicitamos esta audiência. Para esta reunião nós queremos levar o Piauí como um todo: governador do estado, vice-governador, deputados federais e senadores por que é importante a interiorização da universidade na cidade de Esperantina e na primeira capital do estado, Oeiras”, explicou o presidente da Alepi.

O pólo de Esperantina deverá beneficiar 13 municípios da região norte do Estado e mais seis municípios maranhenses. "As discussões sobre o benefício educacional na cidade é resultado de uma articulação que vem sendo feita já há algum tempo entre a Assembleia Legislativa e a UFPI", comentou o deputado Themístocles Filho.

“Esta implantação é importante para a cultura do Piauí por isso queremos e vamos conversar com o ministro, para que se torne uma realidade o mais rápido possível. O deputado Marllos colocará sua emenda de bancada, mais de R$ 60 milhões deste ano será para a Universidade Federal do Piauí”, finalizou o deputado Themístocles Filho.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews