Teste mostra temperatura de 57°C no asfalto; cidades podem bater recorde de calor

07/10/2020 18h07


Fonte Cidade Verde

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarTeste mostra temperatura de 57°C no asfalto; cidades podem bater recorde de calor(Imagem:Reprodução)
Um teste com termômetro constatou uma temperatura de 57.3°C no asfalto. O teste ocorreu em um trecho movimentado da avenida Miguel Rosa, na zona Sul de Teresina, por volta das 12h45 desta quarta-feira (07), em uma área sem sombra. Nas últimas semanas, os boletins apontaram que a temperatura chegou à casa dos 40°C. Agora, a expectativa é de que cidades do Piauí registrem recordes de altas temperaturas.

O climatologista Werton Costa comenta que atualmente o Piauí - assim como ouros estados do Brasil - vive o cenário probabilístico e matemático de atingir recordes de alta temperatura em qualquer ponto do território brasileiro.

"Nós temos que pontuar uma coisa muito importante. Climatologicamente falando, outubro é um mês quente. É o mês mais quente do ano para Teresina e boa parte dos municípios do estado do Piauí, da microrregião de Picos até o Litoral". Cidades do Sul também registram altas temperaturas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para 176 cidades do Piauí e parte do sertão nordestino, nesta quarta-feira (07). Nessa região, incluindo Teresina, a umidade relativa do ar deve variar entre 12% e 20%, considerada umidade de deserto.

Costa explica que existe uma massa de ar seco provocando uma sensação desagradável. "Os recordes (antes eram registrados) em Picos, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, mas se observa que hoje o Piauí inteiro está quente, ou seja, o papel que a onda de calor promove é a de distribuição da homogeneização da condição térmica sobre uma área muito mais ampla daquela que ocasionalmente ocorre. Então, o recorde é possível".

No vídeo acima, moradores de Teresina relatam a sensação de viver o "B-R-O Bró":

Um trabalhador que presta serviço ao ar livre, nas ruas de Teresina, conta que "está muito quente. Nós estamos fazendo o possível para trabalhar e aguentar (esse calor). Nós somos piauienses fazendo o possível para viver".

Outra trabalhadora comenta os cuidados nesse período mais quente. "A gente tem que usar protetor solar, sempre procurar sombra e beber bastante água porque o calor está muito grande. A gente tem que tentar se proteger".


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: teresina, calor, quente