Teresina registra mais de 8 mil raios; fortes chuvas devem continuar em todo Piauí

03/02/2023 09h55


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução / Redes SociaisAlagamento na Zona Leste de Teresina na chuva de quinta-feira (2).(Imagem:Reprodução / Redes Sociais)Alagamento na Zona Leste de Teresina na chuva de quinta-feira (2).

Durante a noite de quinta-feira (2) e madrugada desta sexta (3), o Piauí registrou temporal forte e nuvens carregadas entre o Centro-Sul e o Norte piauiense. Somente em Teresina, foram registrados um total de 8.538 raios.

A previsão para esta sexta-feira (3) é de chuva ao longo do dia, com intensidade moderada a forte, com raio e rajadas de vento de mais de 50 km/h. O litoral do estado também registra temporais, além dos acumulados de chuva bem elevadas do Centro-Norte e Oeste do Piauí, com risco para alagamento e demais transtornos.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastre Naturais (Cemaden), as cidades do Centro-Norte do estado terão os maiores índices de chuva nesta sexta-feira (3), com destaque para as cidades de Santa Cruz do Piauí com 31,6mm e Campo Maior com 13,5mm. Teresina registra 8,2mm.

Segundo a meteorologia “a presença da Zona de Convergência Intertropical (Zcit) somada a borda de um Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da atmosfera (Vcan) são os fortes responsáveis pelo aumento da chuva no Piauí, além do calor e da alta umidade do ar nesta sexta-feira (3)”.

Final de semana

A meteorologia alerta para pancadas de fortes chuvas e acumulados elevados por todo o estado nesta sexta-feira (3). No sábado (4) o alerta é para temporais. Os próximos dias deve ser de chuva volumosa pelo Piauí.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estado, chuva, alerta