Taxa de positividade de testes de Covid-19 cresce no Piauí e indica necessidade do uso de máscara

15/06/2022 12h08


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução Rede AmazônicaTestes Covid-19 RT PCR.(Imagem:Reprodução Rede Amazônica)Testes Covid-19 RT PCR.

A taxa de positividade dos testes de Covid-19 realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen) aumentou na última semana epidemiológica. Entre os dias 30 de maio e 5 de junho deste ano, apenas 1,68% dos testes feitos resultaram positivo. Na segunda semana de junho, de 6 a 12, a taxa saltou para 4,57%.

Os dados fazem parte do painel iCovid, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa de Análise de Saúde, da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a partir de informações da Secretaria de Estado da Saúde do Estado (Sesapi).
Imagem: Reprodução  Taxa de positividade de testes de Covid-19 cresce no Piauí e indica necessidade do uso de máscara, diz Fiocruz.(Imagem:Reprodução ) Taxa de positividade de testes de Covid-19 cresce no Piauí e indica necessidade do uso de máscara, diz Fiocruz.

O painel aponta ainda que 31,13% dos leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponibilizados em todo o Piauí, estavam ocupados até essa terça-feira (14). A taxa de ocupação, considerada moderada, também indica um aumento no número de internações. Até o dia 6 de junho, o índice era caracterizado como baixo, com 24,01%.
Imagem: Reprodução  Taxa de positividade de testes de Covid-19 cresce no Piauí e indica necessidade do uso de máscara, diz Fiocruz.(Imagem:Reprodução ) Taxa de positividade de testes de Covid-19 cresce no Piauí e indica necessidade do uso de máscara, diz Fiocruz.

Para os pesquisadores responsáveis pelo levantamento, os aumentos comprovam a necessidade do retorno de medidas de proteção individual, como o uso de máscara, sobretudo em ambientes fechados e de grande circulação de pessoas.

“As taxas representam um sinal de alerta. A ampliação da testagem, com a devida notificação, para o correto diagnóstico e orientação para o isolamento social segue como uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde para o efetivo controle da pandemia”, explicou o professor Emídio Marques de Matos Neto.

Na última segunda-feira (13), o Comitê de Operações Emergenciais do Estado do Piauí (COE) decidiu recomendar ao governo estadual que decrete novamente a obrigatoriedade do uso da proteção em ambientes fechados.

O uso de máscaras tornou-se obrigatório no Piauí em 22 de abril de 2020 e permaneceu até 12 de abril de 2022, quando o estado iniciou a flexibilização do uso. Na capital Teresina, o uso já não era obrigatório desde 24 de março.

Tópicos: estado, taxa, testes