Suspensa paralisação de agentes penitenciários no Piauí

05/05/2017 13h20


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarAgentes penitenciários(Imagem:Divulgação)

O protesto de agentes penitenciários de várias regiões do país em Brasília fez com que a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) do Piauí emitisse um documento que orientava gerentes de presídios, chefes de grupo, agentes penitenciários e policiais militares lotados no sistema prisional do Estado a ficarem em estado de alerta nos dias 05 e 06 de maio.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o secretário Daniel Oliveira explica que o documento foi emitido após recomendação da Federação Nacional dos Agentes de Segurança Penitenciária (Fenaspen) que articulava uma paralisação nacional em protesto contra a reforma da Previdência, que retira da categoria o direito de ser incluída nas regras especiais de aposentadoria. Contudo, o gestor ressalta que a orientação já foi suspensa após acordo.

"Ontem (04), sentamos com representantes da categoria para tratar de vários temas, inclusive, dessa paralisação. Pedimos a compreensão dos nossos agentes e a paralisação não se confirmou, até mesmo porque o tema é uma discussão nacional e não era justo que se paralisassem os serviços no Piauí. Então, não havendo a paralisação, suspendemos a recomendação",
explica Oliveira.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o secretário de Justiça falou também sobre os investimentos que estão sendo realizados no sistema prisional do Estado.

"Estamos concluindo uma licitação que vai ser a maior compra de armas e equipamentos do Estado, algo em torno de R$ 5 milhões de investimentos. Temos um concurso em andamento e ainda esse ano queremos formar novos servidores. Além disso, existem obras em andamento como a penitenciária regional de Campo Maior que está 99% concluída e a reforma dos presídios em Picos e na Irmão Guido, em Teresina, o que possibilitará também a abertura de novas vagas no sistema",
destaca o gestor.

Sinpoljuspi se manifesta

José Roberto, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) esclarece que a paralisação foi suspensa por orientação da Fenaspen e elenca alguns pontos.

"A paralisação nacional foi deflagrada antes mesmo dos recentes acontecimentos em Brasília em que os agentes penitenciários de todo o país, inclusive do Piauí, invadiram o Ministério da Justiça e a Câmara dos Deputados. Ontem (04), após os episódios em Brasília, a nossa Federação se reuniu e deliberou por suspender a paralisação que ocorreria hoje e amanhã. Após essa deliberação é que sentamos com o secretário Daniel Oliveira e os comunicamos da suspensão do movimento nacional. Não procede a informação de que o secretário sentou conosco e pediu nossa compreensão. Atendemos a deliberação emanada pela Federação", esclarece o presidente do Sinpoljuspi.

Ele acrescenta ainda que será marcada uma nova data da paralisação nacional que contará com a adesão dos agentes penitenciários do Estado.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews