Suspeitos presos com documentos falsos para retirar veículos do pátio do Detran-PI são soltos

06/11/2023 16h39


Fonte G1 PI

Imagem: Ilanna Serena/g1Tribunal de Justiça do Piauí, em Teresina.(Imagem:Ilanna Serena/g1)Tribunal de Justiça do Piauí, em Teresina.

O juiz Edson Alves da Silva, da Vara Núcleo de Plantão Teresina, concedeu liberdade provisória a Elias Moita Silva Queiroz e Enoque Silva Fernandes. Eles foram presos na sexta-feira (3) com documentos falsos tentando retirar veículos do pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Teresina.

Conforme o auto de prisão em flagrante, funcionários informaram a polícia que Enoque Silva Fernandes tentou liberar um veículo utilizando identidade falsa em nome de Jairo André Rego Magalhães. Aos policiais, o suspeito confessou que o documento era falso e que receberia R$ 150 para retirar o veículo.

Já Elias foi flagrado por uma funcionária do Detran, que acionou a polícia sobre o suspeito tentando aplicar golpes utilizando documento falso para uma moto. Segundo a ocorrência, o suspeito apresentou uma falsificação grosseira de documento de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

Os dois foram encaminhados para a Central de Flagrantes e autuados por uso de documento falso.

Na decisão, o juiz homologou as prisões em flagrante, mas concedeu medidas cautelares, como: proibição de deixar a comarca sem prévia autorização e comparecimento a todos os atos sempre que intimado.

O descumprimento de qualquer das medidas cautelares determinadas pode resultar na decretação da prisão preventiva do autuado.

Criminosos recrutam moradores de rua para aplicar golpes
Imagem: ReproduçãoHomens são presos suspeitos de retirar veículos sem placa do pátio do Detran.(Imagem:Reprodução)Homens são presos suspeitos de retirar veículos sem placa do pátio do Detran.

Moradores de rua eram recrutados por criminosos para retirar veículos apreendidos em blitz do pátio do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) em troca de dinheiro. A informação foi divulgada pelo diretor de Operações de Trânsito da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), Fernando Aragão.

Os criminosos identificavam os verdadeiros proprietários destes veículos apreendidos e, em seguida, recrutavam moradores de rua ou usuários de droga para removê-los do pátio do Detran-PI.

“Eles recrutavam moradores de rua, usuários de drogas, davam uma quantia de R$ 150, davam um banho nessas pessoas, compravam roupas, tiravam fotos e colocavam em documentos falsos”, explicou Fernando Aragão.

Segundo o diretor, a quadrilha retirou dois veículos do pátio do Detran-PI. Na última quarta-feira (1º), o grupo tentou retirar outro veículo, contudo, o plano falhou.