"Suspeitos de matar policial usaram mototaxi durante crime", diz delegado

08/03/2017 12h47


Fonte G1 PI

O delegado Francisco Barêtta, titular da Delegacia de Homicídios, revelou nesta quarta-feira (8) detalhes da morte do cabo Valdir Mendonça do Vale, de 43 anos, que tentou evitar um assalto de uma clínica na Zona Leste de Teresina. Segundo ele, os suspeitos do crime usaram um mototaxi e um carro comprado com documentos falsos para cometer o crime.

"Tivemos acessos as imagens do roubo na clínica e da abordagem do policial aos suspeitos na Avenida Jockey Clube. O alvo dos assaltantes era o funcionário da clínica, que voltava do banco com uma grande quantidade de dinheiro na mochila, quando foi abordado pelo mototaxista e um carona. O policial presenciou o assalto e decidiu perseguir os bandidos",
relatou.
Imagem: Samantha Rodrigues/ G1Delegado Francisco Barêtta revelou detalhes da morte de policial.(Imagem:Samantha Rodrigues/ G1)Delegado Francisco Barêtta revelou detalhes da morte de policial.

Para Barêtta, o cabo mesmo a paisana e fora do horário de serviço se comportou como policial ao perseguir os suspeitos. Ao chegar na Avenida Joquéi Clube, o PM fechou os assaltantes e desceu do carro, mas foi surpreendido pelo passageiro que começou a atirar.

"Na troca de tiros, o policial foi baleado no peito e acabou morrendo. O PM ainda conseguiu atingir o suspeito na perna, mas este mesmo ferido entrou dentro de um carro que dava apoio. Já o mototaxista fugiu com a mochila de dinheiro e não descartamos que ele esteja envolvido com o grupo", informou.

Ainda de acordo com o delegado, o mototaxista foi identificado e teria envolvimento em vários assaltos na Zona Sul de Teresina. Barêtta reafirmou que o crime é tratado como latrocínio, roubo seguido de morte. "Nesse caso a investigação já entende como um latrocínio porque o bandido queria cometer um roubo e o policial tentou impedir. Já sabemos que o criminoso foi ferido na perna, mas ainda não procurou atendimento médicos", disse.

O velório do policial militar Valdir Mendonça do Vale, de 43 anos, na noite dessa terça-feira (7) foi acompanhada por centenas de populares no Vale do Gavião, Zona Leste de Teresina. Depois de velado na igreja evangélica do bairro, o corpo do policial foi encaminhado para cidade de Olho dÁgua do Piauí, terra natal da vítima. O cabo Valdir atuava no 5º Batalhão e estava na Polícia Militar há 26 anos.

Jovem também foi baleado
Mateus Sá Oliveira, de 18 anos, foi atingido por uma bala no pescoço durante troca de tiros que terminou com a morte do policial militar Valdir Mendonça na Avenida Jockey Clube. O jovem estava dentro de um ônibus quando foi atingido. Com o ocorrido, o próprio coletivo levou a vítima para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Após avaliação, o estudante teve alta horas depois.

Segundo informações do HUT, o estudante realizou exames e seu estado de saúde é estável, sem risco de morte. Uma tomografia revelou que a bala entrou no corpo próximo a nuca, pelo lado direito da vítima. Avaliações médicas mostraram que o projetil não atingiu nenhum órgão vital e que está descartada uma cirurgia para retirada da bala.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: morte, roubo, suspeitos