Suspeito de participar da morte de vigia do Parque Serra da Capivara fica calado em depoimento

21/08/2017 07h45


Fonte G1 PI

Imagem: FUNDHAMCravado no sertão piauiense, Parque Nacional da Serra da Capivara tem 130 mil hectares.(Imagem:FUNDHAM)Cravado no sertão piauiense, Parque Nacional da Serra da Capivara tem 130 mil hectares.

Um dos caçadores suspeitos de matar o vigia Edilson Aparecido da Costa Silva nessa sexta-feira (18) no Parque Nacional Serra da Capivara, no Sul do Piauí, foi apresentado ao delegado Hugo Montenegro, de São João do Piauí. O suspeito não prestou informações, alegando que não falaria em juízo. O delegado coordena as investigações sobre a ocorrência no município de João Costa.

O homem era um dos suspeitos custodiados no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, 244 km de Teresina, e teve alta neste domingo (20). “Ele foi levado e não quis falar em face de inquérito policial, só em juízo”, comentou o delegado Hugo Montenegro. O outro caçador que estava ferido continua custodiado em Floriano e ainda não foi ouvido pela polícia.

No momento outros dois caçadores continuam sem paradeiro definido. “Os outros dois homens continuam foragidos. Eu acredito que com a investigação é possível descobrir o paradeiro deles”, disse o delegado acrescentando que mesmo que os dois suspeitos sejam presos não serão enquadrados em flagrante. Um inquérito foi instaurado para apurar as circunstâncias do ocorrido.

“Como o inquérito começou agora vou ter de ouvir mais pessoas para saber o que realmente aconteceu. Só a investigação vai definir a situação dessas pessoas realmente”
, destacou Hugo Montenegro. Entre as dificuldades da investigação estão a distância do local e também dificuldades de acesso. “É muito longe e de muito difícil acesso. É na zona rural de João Costa, bem no entorno do parque”, pontuou.

Entenda o caso

Na última sexta-feira, caçadores e vigias do parque tiveram um encontro em que foram disparados tiros. No que seria um confronto três vigias e quatro caçadores trocaram tiros em uma área do parque situada no município de João Costa. Um vigia morreu e outros dois ficaram feridos, sem risco de morte.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que os vigias eram contratados por uma empresa terceirizada. Dois caçadores precisaram se entregar porque estavam feridos. Após o atendimento médico um deles precisou passar por cirurgia. Os homens estariam caçando animais em uma área de lagoa.

Desde 1991 a UNESCO inscreveu o Parque Nacional Serra da Capivara na lista do Patrimônio Mundial, a título Cultural, em razão da importância dos registros rupestres existentes. Segundo o ICMBio, no Parque encontra-se a maior concentração de sítios arqueológicos atualmente conhecida nas Américas, com mais de mil sítios cadastrados.

Nos abrigos, além das manifestações gráficas, encontram-se vários vestígios da presença do homem pré-histórico, com datações mais antigas conhecidas no continente americano. A região abriga 173 sítios arqueológicos abertos à visitação.

O Parque foi criado através do Decreto de nº 83.548 de 5 de junho de 1979 e sua proteção foi ampliada pelo Decreto de nº 99.143 de 12 de março de 1990. Foram criadas as Áreas de Preservação Permanentes adjacentes, com total de 35.000 hectares.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook