Supremo julga e aprova redução de bancadas

19/06/2014 09h54


Fonte 180graus

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (18), pela constitucionalidade da Resolução que definiu o tamanho das bancadas dos estados e do Distrito Federal na Câmara dos Deputados, e da Lei Complementar que deu à corte eleitoral a atribuição para estabelecer a quantidade.

Imagem: 180grausClique para ampliarGilmar Mendes(Imagem:180graus)

De acordo com o ministro, a partir do comando constitucional, a Lei Complementar fixou o máximo de cadeiras na Câmara dos Deputados, e os tamanhos mínimos e máximos das bancadas, mas não a representação parlamentar por estado e DF.

"A fixação das bancadas sempre foi tarefa do TSE, e sempre por resolução, desde 1990, revelou Gilmar Mendes. Então todas as bancadas eleitas desde 1990 são inconstitucionais?", perguntou o ministro.


Ao votar pela constitucionalidade das normas, o ministro explicou que, no seu entender, a Lei Complementar 78/1993 não delegou poder de legislar ao TSE. Apenas deu à corte eleitoral o poder para realizar o cálculo das bancadas, com base em critérios objetivos, frisou, lembrando que em 2010 foram detectadas mudanças significativas nas populações de alguns estados.

Até o momento, com a aprovação da lei, o estado do Piauí perde duas vagas na Bancada Federal e mais seis na Alepi (Assembleia Legislativa do Estado do Piauí), passando a ter apenas oito deputados federais e 24 estaduais, a partir de 2015.

Veja como fica o número de parlamentares nos Estados:

Imagem: 180grausBancadas(Imagem:180graus)

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: estados, deputados, bancadas