Supermercados e postos de combustíveis registram longas filas após decretos de fechamento no PI

02/07/2020 14h25


Fonte G1 PI

Após os decretos de medidas mais rígidas de isolamento social divulgados pelo governo do Piauí e pela prefeitura de Teresina, consumidores de Teresina têm lotado supermercados e postos de combustíveis para garantir suprimentos para o fim de semana. Neste sábado (4) e domingo (5), todos os estabelecimentos comerciais, exceto farmácias e drogarias, estarão fechados para evitar a proliferação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Nessa quarta-feira (1º), a movimentação dobrou em um supermercado da Zona Sul da capital. Segundo Igor Elias, gerente do supermercado, foi necessário o aumento de horas de funcionamento.
Imagem: Reprodução/TV ClubeSupermercado apresentaram aglomeração em Teresina.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Supermercado apresentaram aglomeração em Teresina.

“Estendemos o horário para diminuir o fluxo dentro da loja e também para atender a real necessidade do público, que está fazendo aglomeração por conta do fechamento no fim de semana”,
disse.

Para o coordenador executivo do Sindicato dos postos revendedores de combustíveis do Piauí (Sindipostos), Anorcil Andrade, a população está tendo tempo para se programar para o fechamento no fim de semana. Na semana passada, o fechamento foi anunciado no dia anterior e gerou uma verdadeira "corrida" aos supermercados.

“Esse decreto foi colocado de forma mais adequada nesta semana e a população teve tempo para se programar, porque foi largamente exposto pela mídia”,
destacou.

Cuidados na hora das compras
Apesar da antecipação e divulgação das restrições, a gerente de Vigilância Sanitária, Jeanyne Seba, chama atenção para o perigo das aglomerações no período prévio ao fechamento dos supermercados.

“Isso é muito perigoso, porque a máscara por si só não isola do perigo. Tem todas as recomendações, como manter distanciamento, evitar locais aglomerados, não tocar em locais contaminados, não levar a mão ao rosto e usar máscara de tripla proteção. A Vigilância Sanitária pede que você fique em casa e só saia se for estritamente necessário”,
ressaltou.

Nesta quinta-feira (2) e sexta-feira (3), a maioria dos serviços permitidos pelas autoridades municipais e estaduais durante a pandemia permanecem funcionando. Apenas no sábado (4) e domingo (5) haverá o fechamento total.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui