Superintendente do Controle Interno do TJ-PI ressalta evento da CGEPI e AAGEPI

15/11/2021 08h07


Fonte 180graus.com


Integrantes do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) participaram do 4º Fórum Piauiense de Controle interno na gestão pública, realizado pela Controladoria Geral do Estado e Associação dos Auditores Governamentais do Estado do Piauí.

Na última Mesa Redonda do evento, a Superintendente de Controle Interno do TJ-PI, Janayna Lustosa Lima, foi uma das mediadoras do tema "Eficiência e inovação na gestão pública". Segundo ela, a participação possibilitou a troca de experiências entre as instituições acerca das Boas Práticas de Gestão e Controle implementadas no período pós-pandemia.

“No âmbito do Poder Judiciário Estadual destacou-se a instituição do OPALA LAB (Laboratório de Inovações do TJPI), uma uma iniciativa do Plano de Gestão do Des. José Ribamar Oliveira e sob a Coordenação-geral do Des. Olímpio Galvão, assim, como os projetos lançados pelo OPALA LAB: MAAT, E-CARTAS, BALCÃO VIRTUAL e JUÍZO 100% DIGITAL. Quanto as inovações relativas ao Sistema de Controle Interno do Poder Judiciário Estadual temos a recente reformulação dos órgãos centrais que o compõe – adequação da Superintendência de Controle Interno – SCI para atuação primordial na 2ª linha de defesa e a criação da Unidade de Auditoria Interna – UAI, responsável precipuamente pela 3ª linha de defesa, ambas vinculadas à Presidência do TJPI”, assinalou Janayna Lustosa.

O Secretário da Secretária de Assuntos Jurídicos do Tribunal de Justiça do Piauí, Rafael Rio Lima Alves de Medeiros, também esteve acompanhando o evento.

O Controlador Geral Márcio Rodrigues de Araújo Sousa destacou que o evento é voltado para servidores públicos, especialmente para os que atuam na área de controle interno. Para ele, o fórum representa a forma como a gestão pública foi reformulada, de modo a tornar todo o processo mais eficiente.

“Para isso implantamos uma metodologia de trabalho, baseado em três linhas de defesa. À época era novidade, mas agora vem normatizado na nova lei de licitações, ou seja, estamos há cinco anos desenvolvendo esta metodologia. Além disso, capacitamos nossos servidores e hoje todos sabem perfeitamente como trabalhar com os sistemas modernos, de modo a tornar o controle interno do Executivo mais eficiente possível”, avaliou o Controlador Geral.

A Vice-Governadora do estado, Regina Sousa, ressaltou a importância do controle externo para a gestão pública e valorizou a atuação de cada profissional da área. “Se o controle interno não pega, o controle externo pega. Então, devemos ter um trabalho importante para evitarmos maiores problemas nas gestões”, disse a vice-governadora.

Durante o evento foram premiados servidores e órgãos do estado que se destacaram nas ações de controle interno no último ano.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: evento, defesa, controle