Solenidade de abertura no Verdão marca início dos Jogos Escolares Piauienses

28/06/2023 08h54


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoOs jogos reúnem alunos de 12 a 17 anos das escolas estaduais, municipais, privadas e Instituto Federal.(Imagem:Divulgação)Os jogos reúnem alunos de 12 a 17 anos das escolas estaduais, municipais, privadas e Instituto Federal.

A solenidade de abertura da fase estadual do Jogos Escolares Piauienses 2023 (JEPIs) ocorreu nesta terça-feira (27), com a presença de políticos, autoridades, presidentes de Federações e entidades esportivas, além de alunos e atletas das escolas estaduais, municipais, particulares e institutos federais.

O evento também marcou a reabertura do Ginásio Arena Verdão, um importante espaço esportivo do Estado, que também receberá jogos do JEPIs. Os Jogos Escolares são realizados pela Secretaria de Esportes do Piaui (SECEPI), em parceria com a Secretaria de Educação (SEDUC) e apoio da Secretária de Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID).
Imagem: DivulgaçãoJogos Escolares Piauienses(Imagem:Divulgação)

Os jogos reúnem alunos de 12 a 17 anos das escolas estaduais, municipais, privadas e Instituto Federal. São 18 modalidades coletivas e individuais que vão classificar os atletas para representar o Piauí nas fases regionais e nacionais das Paralimpíadas Escolares, dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e dos Jogos da Juventude (JUV), que acontecem no segundo semestre.

Em seu discurso a Secretária dos Esportes Josiene Campelo, falou da honra de fazer parte do governo Rafael Fonteles, que promove os esportes, a educação, a inclusão social e a oportunidade. “Quando falamos em JEPIS, levando o esporte para dentro das escolas, nós falamos em qualidade de vida para nossos alunos. Nós falamos da formação dos nossos alunos dentro da escola e na formação fora da escola como cidadão. É muito gratificante estar aqui hoje, representando o Governo do Estado, trazendo o esporte como ferramenta de transformação e desenvolvimento social”, pontua Josiene Campelo.
Imagem: DivulgaçãoJogos Escolares Piauienses(Imagem:Divulgação)

A Secretária também agradeceu os parceiros que ajudaram a SECEPI para que os Jogos Escolares deste ano acontecesse. “Agradeço ao secretário de Educação, Washington Bandeira, pela importante parceria entre a educação e o esporte, duas pastas do governo que ajudam a transformar a realidade da nossa população e ao secretário Mauro Eduardo, nosso parceiro nas Paralimpíadas escolares, uma novidade nos jogos, que promove a inclusão entre nossos atletas. Além disso, quero agradecer ao secretário de Administração, Samuel Pontes, e a superintendente de Parcerias e Conceções, Monique Menezes, por abraçar a minha ideia de reabrir o Verdão com o nosso JEPIs” , finalizou a secretária.

A integração entre o esporte e o ambiente escolar marcou a fala do secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, que acompanhou a solenidade ao lado dos alunos/atletas. “O esporte é uma ferramenta de educação e formação destes jovens que aprendem disciplina, liderança, trabalho em equipe e que pode revelar talentos entre os nossos 1 mil estudantes que participam dos jogos escolares. Temos em mente uma educação que contempla o incentivo à prática esportiva e, assim, faremos nesse modelo de tempo integral, onde no segundo turno o esporte estará fortemente presente com pelo menos duas modalidades esportivas na matriz curricular”, declarou o secretário.
Imagem: DivulgaçãoJogos Escolares Piauienses(Imagem:Divulgação)

Para o secretário de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, disse que os Jogos Escolares Piauienses são sinônimos de inclusão. “Sabemos que o esporte reabilita, é um instrumento de reabilitação na vida de todos nós e na vida de pessoas com deficiência não é diferente. Aqui temos atletas paralímpicos que desempenham funções importantíssimas dentro das modalidades que representam. Nós temos exemplos de atletas paralímpicos que quando participam das paralimpíadas trazem mais medalhas do que os atletas convencionais. Aqui não queremos ser melhores que ninguém, apenas queremos mostrar que a nossa deficiência não é sinônimo de incapacidade. Que nós que temos alguma deficiência podemos, sim, competir, podemos representar nosso país e aqui eu tenho certeza de que os nossos atletas paralímpicos representarão bem o estado do Piauí e trarão importantes medalhas com eles”, explicou Mauro.

“Acredito no esporte como algo fundamental para vivermos em sociedade, pois é onde se cumpre regras, se aprende a trabalhar em equipe, com ética e disciplina e ver estudantes indo por esse caminho é muito satisfatório, pois integra com a educação. Marcar a reabertura do Verdão com esse evento é muito significante, a ideia é fazer desse lugar um grande polo de atividades esportivas e também de educação, cultura e lazer”,
destacou Samuel Nascimento, secretário de Administração.
Imagem: DivulgaçãoJogos Escolares Piauienses(Imagem:Divulgação)

A solenidade foi marcada por apresentações esportivas e artísticas, desfile das delegações e o revezamento entre alunos/atletas com a tocha olímpica e o acendimento da pira Olímpica. Os jogos seguem até o dia 2 de julho em diversos espaços esportivos de Teresina.

O JEPIs é um evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes (Secepi), em parceria com a Secretária de Estado da Educação (Seduc) e apoio da Secretaria de Estado Para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec), Federação de Esportes Estudantis do Piauí (Feepi), Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teresina (Semec), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Piauí (Sinepe) e das Secretarias Municipais de Educação e Esportes dos municípios do interior do estado.
Imagem: DivulgaçãoJogos Escolares Piauienses(Imagem:Divulgação)

Confira a programação completa clicando aqui


Tópicos: estado, jogos, esporte