Sisu 2024: universidades públicas do Piauí vão ofertar mais de 10 mil vagas; confira o cronograma

04/01/2024 10h05


Fonte G1 PI

Imagem: Lívia Ferreira/g1 PiauíO Sisu é a principal porta de entrada para as universidades federais utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.(Imagem:Lívia Ferreira/g1 Piauí)O Sisu é a principal porta de entrada para as universidades federais utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.

Com a nova mudança no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá apenas uma edição este ano, sem o outro processo seletivo no meio do ano, os candidatos já se preparam para as inscrições de 22 a 25 de janeiro. Este ano, as universidades públicas do Piauí vão ofertar mais de 10 mil vagas.

Este ano, serão ofertadas 10.515 vagas para três instituições no Piauí, sendo elas:

  • Universidade Federal do Piauí (UFPI) - 5.264 vagas
  • Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) - 1.036 vagas
  • Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - 4.215 vagas

Mudanças no Sisu

Em 2024, pela primeira vez, o Sisu vai ter apenas uma edição, sem o outro processo seletivo que usualmente ocorre no meio do ano.

O Sisu é a principal porta de entrada para as universidades federais utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. O participante não pode ter zerado a redação e treineiros não serão aceitos.

A partir do Sisu o candidato poderá obter informações sobre os cursos que serão ofertados dentro do sistema unificado, como o número de vagas, as notas mínimas exigidas, o peso de cada resultado obtido pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre outras.

O candidato não consegue escolher em qual semestre ele vai entrar na faculdade. Isso depende do cronograma da universidade, por meio da ordem da lista de classificação de candidatos, selecionar quem estudará em cada semestre.

Na inscrição, o candidato deve selecionar até duas opções de vaga, que podem ser alteradas quantas vezes ele quiser, entre 22 e 25 de janeiro. Valerão as que estiverem marcadas no sistema às 25h59 do dia 25. Uma dica é monitorar as notas de corte parciais divulgadas pelo Inep a cada madrugada. Elas dão uma boa noção das chances de classificação em cada curso.

Mudança nas cotas

Todos os candidatos concorrerão, primeiramente, às vagas de ampla concorrência.

Caso não alcancem as notas nesta modalidade e façam parte de algum dos grupos de cotas (os critérios são de raça e de renda), aí, sim, entrarão na disputa pelo benefício.

Com isso, se uma pessoa autodeclarada preta, por exemplo, tirar uma nota mais alta que a exigida na ampla concorrência, será aprovada na "lista geral" e não tirará a vaga de um cotista com desempenho mais baixo.

Até o Sisu 2023, quem tinha direito às cotas já participava, desde o início, de uma classificação à parte, separada da ampla concorrência.

Confira o cronograma do Sisu:

  • Inscrições: de 22 a 25 de janeiro de 2024
  • Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
  • Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
  • Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
  • Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade

Tópicos: vagas, universidade, sisu