Sistema Renach estará funcionando 100% nesta sexta, garante Detran-PI

27/04/2018 08h00


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarSistema Renach estará funcionando 100% nesta sexta, garante Detran-PI.(Imagem:Divulgação)

O sistema Renach, o banco de dados do Departamento de Trânsito do Piauí, voltou a funcionar na última quinta-feira (26), mas de forma parcial, ainda apresentado alguns problemas.

O Sistema está passando por um processo de modernização que deveria ter durado apenas três dias, de acordo com o Detran-PI, mas ficou 11 dias sem funcionar. A direção do Detran garantiu hoje em entrevista ao Jornal do Piauí, que o sistema estará funcionando em sua integralidade amanhã.

O Renach funciona como um banco de dados que registra toda a vida do condutor, desde o seu cadastro como candidato até a aquisição da habilitação, controlando as mudanças de categoria, imposições de penalidades, suspensões do direito de dirigir e, ainda, mudança de domicílio e transferência de estado. O Renach também controla a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Arão Lobão,

O diretor do Detran-PI Arão Lobão explicou que a expectativa de manutenção era de três dias, mas houve uma demora que não pôde ser calculada face a necessidade de sincronização com a empresa de Tecnologia da Informação do governo federal e o Detran.

“E depois disso, em razão do grande número de transmissão de dados, que foram mais de 650 mil processos para o novo data center que foi adquirido, o sistema foi colocado em funcionamento e não está funcionando em sua integralidade por causa de algumas inconsistências que ainda apresenta, em razão dessa gama de dados que precisa ser assimilados completamente”
, informou o diretor.

Arão Lobão afirmou que hoje foi feita uma reunião com nosso pessoal de tecnologia e que eles estão de plantão resolvendo a questão. “E nos informaram que amanha 100% do sistema deverá ser retomado. Naturalmente que deva existir alguma inconsistência natural, pontual, mas estaremos atentos a regularizar essas situações”.

De acordo com o diretor, a mudança de plataforma consiste em um projeto mais amplo do Detran em melhorar a qualidade da prestação do serviço que apresentou contratempos, mas que serão resolvidos.

“Ele é sincronizado com sistemas de todo o Brasil, com o objetivo principal - além da segurança e agilidade nos processos relativos a CNH- , de evitar a tradicional queixa da queda do sistema porque um novo data center foi adquirido com maior capacidade para evitar problemas”.

Envio de documentos

Arão Lobão garante que os documentos dos veículos, a CNH, continua sendo enviada ao endereço dos condutores. “O Detran vem regularmente enviando os documentos para as residências. Temos que ponderar que os documentos não são automaticamente emitidos e enviados aos proprietários quando há alguma multa ou restrição no veículo. Recomendo que verifique no site se não há alguma restrição, alguma multa, se não tiver, pode procurar qualquer posto do Detran ou aguardar que deve estar chegando”.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook