Sistema do Detran fica fora do ar novamente e prejudica usuários no Piauí

12/08/2021 07h00


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarNota na íntegra: A Agência de Tecnologia da Informação do Piauí- ATI, comunica que em execução de manutenção preventiva realizada periodicamente nos equipamentos desta Agência, ide(Imagem:Reprodução)

O sistema do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) ficou fora do ar novamente desde terça-feira (10). Os usuários denunciaram que os serviços referentes à documentação de veículos, como o Renavam, estão parados.

O G1 procurou o Detran-PI para saber quais serviços foram afetados, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.

De acordo com usuários, não está sendo possível efetuar transferência de veículos recém-comprados e os usuários também não conseguem recuperar e quitar dívidas de veículos que foram apreendidos. Os serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não foram afetados.

A Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), órgão responsável pelo sistema operacional do Detran, informou que o problema é devido ao desligamento do servidor Mainframe, que armazena os dados do Departamento.

Em julho, o mesmo servidor já apresentava problemas e o Detran chegou a ficar mais de uma semana com o sistema fora do ar. Essa instabilidade voltou a se repetir e segundo a ATI, não há previsão para a normalização.

Em nota, a ATI informou que a situação só será normalizada após a verificação da empresa fabricante do equipamento que foi desligado no Detran. Essa empresa é de Fortaleza e já foi aberto um chamado de serviço para o Piauí. Enquanto isso, o Detran segue com esses serviços fora do ar.

Nota na íntegra:
A Agência de Tecnologia da Informação do Piauí- ATI, comunica que em execução de manutenção preventiva realizada periodicamente nos equipamentos desta Agência, identificou-se na noite da última terça-feira, 10 de agosto, no Data Center secundário, localizado na Rua 19 de Novembro, um conjunto de módulos com avaria, provocando o funcionamento do equipamento de maneira irregular.

Ao realizar uma análise mais detalhada, a equipe técnica achou por bem desligar o servidor Mainframe de maneira preventiva, considerando que a continuidade do seu uso poderia acarretar avaria maior no equipamento.

A ATI prontamente realizou a abertura de chamado com o fabricante do equipamento em caráter de urgência, para solução e continuidade dos serviços que são disponibilizados neste ambiente em alguns sistemas e serviços como os do DETRAN.

Ressaltamos que esta Agência irá disponibilizar boletins periódicos com informações atualizadas de tal problemática.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews