Sindilojas pede ao Governo do Piauí que não decretem ponto facultativo próximos aos feriados

24/08/2021 06h23


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarAo G1, o presidente do Sindilojas contou que apesar dos decretos restringindo o horário de funcionamento do comércio, as lojas estão recuperando as perdas do ano passado, quando fi(Imagem:Reprodução)

O Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas) solicitou ao Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina para que não seja decretado ponto facultativo nas vésperas ou após os feriados da Independência do Brasil (7/09), Dia de Nossa Senhora Aparecida (12/10) e Nossa Senhora da Conceição (8/12).

Para os lojistas, as datas podem se transformar em feriados prolongados, caso seja decretado ponto facultativo, estimulando os teresinenses a viajarem e consequentemente queda nas vendas locais. A Prefeitura e o Governo se posicionaram a favoráveis ao pedido do sindicato.

"Encaminhamos o ofício ainda no mês passado e somente agora tivemos retorno. A Prefeitura de Teresina acatou o nosso pedido e diz que a decisão vai fortalecer o comércio local após as grandes percas provocadas pela pandemia. Já o Governo do Piauí falou que vai se empenhar para não decretar os pontos facultativos nos feriados", revelou o presidente do Sindilojas, Tertulino Passos.

Tertulino Passos explicou que os órgãos públicos normalmente decretam pontos facultativos no dia anterior ou posterior aos feriados, que caem na semana (de segunda a sexta).

“Essa medida é fundamental para esse momento de retomada do setor que foi tão prejudicado com a pandemia. Se não houver ponto facultativo, os consumidores tendem a ficar na cidade e assim realizarem suas compras no comércio local e isso será de extrema importância para o desenvolvimento do comércio e prestação de serviços, tanto a âmbito municipal quanto estadual”, defendeu.

Ao G1, o presidente do Sindilojas contou que apesar dos decretos restringindo o horário de funcionamento do comércio, as lojas estão recuperando as perdas do ano passado, quando ficaram totalmente fechadas. Os lojistas apostam nas próximas campanhas de vendas, como o Liquida que acontece em setembro e a Semana da Pátria.