Sindicato dos Delegados da Polícia Civil denuncia sucateamento de delegacias do Piauí

12/02/2022 11h19


Fonte G1 PI

O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil de Carreira do Piauí (Sindepol) denunciou o sucateamento de delegacias do estado. A categoria reivindica melhores condições de trabalho na estrutura física das unidades policiais.

De acordo com o presidente da instituição, delegado Higgo Martins, o trabalho essencial dos policiais deve ser reconhecido e valorizado.

"Nós buscamos que as delegacias possam ser reestruturadas, com fornecimento de equipamentos de informática para que os policias possam atender melhor e com celeridade as demandas dos boletins de ocorrência registrados nas delegacias. E com isso a gente também busca uma valorização e reconhecimento dos profissionais da área de segurança pública",
explicou.

Segundo a categoria, os prédios de delegacias do Piauí estão com a estrutura física ultrapassada, com infiltrações, rachaduras e até mato. Isso prejudica os trabalhos internos dos oficiais e o atendimento ao público.
Imagem: ReproduçãoSindicato dos Delegados de Polícia Civil denuncia sucateamento de delegacias do Piauí.(Imagem:Reprodução)Sindicato dos Delegados de Polícia Civil denuncia sucateamento de delegacias do Piauí.

No 7º Distrito Policial, no bairro Parque Alvorada, Zona Norte de Teresina, consta a placa de inauguração da última reforma que houve no local no ano de 2004. Dezoito anos depois e os reparos que precisam ser feitos na delegacia são cada vez mais visíveis.

De acordo com o sindicato, computadores, por onde os Boletins de Ocorrência (BOs) são registrados e processos verificados, estão sem funcionar em alguns distritos, assim como alguns aparelhos de ar-condicionado.

"Cerca de 70% do efetivo da polícia foi infectada pelo vírus da Covid-19. Tivemos mortes e casos gravíssimos, temos policiais ainda com sequelas da doença. Estamos na linha de frente em condições insalubres, os delegados sequer recebem um adicional de insalubridade",
denunciou o delegado Higgo.
Imagem: Reprodução Sindicato dos Delegados de Polícia Civil denuncia sucateamento de delegacias do Piauí.(Imagem:Reprodução) Sindicato dos Delegados de Polícia Civil denuncia sucateamento de delegacias do Piauí.

O delegado informou ainda que o Governo do Estado sinalizou uma reunião com a categoria, mas ainda não definiu data ou local. "Esperamos que o governo possa atender e trazer algo de concreto para as nossas reinvindicações", disse.

Esses problemas estruturais, de acordo com os policiais, prejudicam não só os agentes de segurança, mas todos que precisam deste serviço policial essencial. Além dos prédios, veículos e viaturas da polícia também estão precisado de assistência.
Imagem: Reprodução  Sindicato dos Delegados de Polícia Civil denuncia sucateamento de delegacias do Piauí.(Imagem:Reprodução ) Sindicato dos Delegados de Polícia Civil denuncia sucateamento de delegacias do Piauí.

Segundo o Anuário de Segurança Pública, o Piauí é o último estado no ranking de investimentos na área.

Em nota, a Secretaria Estadual de Segurança Pública informou que em relação a estrutura física estão sendo feito um levantamento dos prédios onde funcionam as delegacias para reformas.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui