Sindicato denuncia condições precárias no Laboratório Central do Piauí e falta de materiais

27/10/2021 14h02


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoInfiltrações foram encontradas no Lacen(Imagem:Divulgação)Infiltrações foram encontradas no Lacen

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (Sindespi) denunciou as condições precárias em que se encontra o Laboratório Central do Piauí (Lacen-PI). Em agosto deste ano, a entidade relatou os mesmos problemas no laboratório.

Procurada pelo g1, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) informou que o Lacen vai receber uma grande reforma na estrutura. Segundo a Sesapi, o projeto está pronto desde o ano passado, mas por conta da pandemia de Covid-19, sua execução teve que ser adiada. Em relação aos EPI´s, a Secretaria esclareceu que a distribuição dos equipamentos de proteção tem acontecido de forma sistemática em todas as unidades de saúde do estado.

Na manhã desta terça-feira (26), representantes do sindicato realizaram uma visita no Lacen e flagraram salas com infiltrações, exames amontoados em caixas jogadas no chão, falta de materiais básicos de trabalho e equipamentos de proteção inadequados.

"Todo o material no setor de testes rápidos deveria estar na geladeira, em uma sala onde o ar condicionado que não funciona e está cheia de fungos. Hoje nem papel higiênico foi encontrado. Nem máscara adequada tem para trabalhar. Essa situação não é diferente na unidade do bairro Primavera", disse a presidente do Sindespi, Geane Sousa.

Imagem: DivulgaçãoExames foram encontrados amontoados em caixas(Imagem:Divulgação)Exames foram encontrados amontoados em caixas

Nota da Sesapi na íntegra:

O Lacen, Laboratório Central do Estado vai receber uma grande reforma na estrutura. O investimento que será realizado pela Secretaria de Estado da saúde inclui reparos no telhado e instalações elétricas da unidade, além do almoxarifado, adequação do dormitório para funcionários, dentre outras intervenções. O projeto está pronto desde o ano passado, mas por conta da pandemia de Covid-19, sua execução teve que ser adiada.

Durante a pandemia, o Laboratório Central tem desempenhado papel importante no combate a doença, quando teve a sua carga de trabalho ampliada, realizando de março de 2020 para cá, quase 400 mil exames para detectar o vírus Sars-Cov-2. A testagem em larga escala possibilitou o diagnóstico precoce da doença e ações imediatas para controle do vírus no estado.

Em relação aos EPIs, a Sesapi esclarece que a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) tem acontecido de forma sistemática em todas as unidades de saúde do estado.

Tópicos: central, lacen, laborat?rio