Sindepol define lista tríplice para cargo de delegado geral do Piauí

09/12/2014 09h16


Fonte G1 PI

Imagem: SindepolClique para ampliarAndrea Magalhães, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Piauí.(Imagem:Sindepol)Andrea Magalhães, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Piauí.

O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Piauí definiu nessa segunda-feira (8) a lista tríplice para o cargo de delegado geral. A lista, determinada a partir de votação secreta e acompanhada pela Comissão de Segurança Pública da Ordem Advogados do Brasil (OAB), será enviada para apreciação do governador eleito, Wellington Dias (PT).

O pleito contou com oito candidatos, os quais apresentaram respectivos programas de gestão e currículos. Ao final, os delegados do Piauí elegeram Delegado Christian Mascarenhas, Delegado Edivan Botelho e Delegado Josimar Brito. Foram 115 votos de delegados da capital e do interior, de um universo de 147 aptos a votar.

O Sindepol informou que a lista tríplice ainda não está regulamentada por lei. Porém, essa forma já vem sendo aplicada em alguns estados do país e para a presidente do sindicato, delegada Andréa Magalhães, a lista não é uma imposição, mas um anseio da categoria. “Esperamos que o governador eleito possa ouvir os Delegados e em breve implemente a regulamentação necessária para que tal escolha se torne requisito legal para definição do nome do Delegado-Geral".

O Sindepol acredita que com tal medida quem ganha é a sociedade, ao ter um delegado-geral com mais isenção e imparcialidade, nos moldes das demais categorias jurídicas.

Imagem: G1 PIClique para ampliarFábio Abreu afirmou que a medida vai aproximar os efetivos e trará economia.(Imagem:G1 PI)Fábio Abreu afirmou que a medida vai aproximar os efetivos e trará economia.

Nesta segunda-feira (8) o deputado federal eleito capitão Fábio Abreu (PTB), nome escolhido para ser o secretário de segurança na próxima gestão, disse durante entrevista ao Bom Dia Piauí que vai integrar os batalhões da Polícia Militar e distritos policiais assim que assumir a secretaria. Segundo ele, a medida além de aproximar os efetivos, trará economia aos cofres públicos. Abreu também anunciou que Riedel Batista, que está atualmente na Polinter, será o novo delegado geral do Piauí.

O Sindepol recebeu com resistência o anúncio feito pelo futuro secretário de segurança Fábio Abreu de que Riedel Batista assumirá o cargo de delegado geral na gestão do governador eleito Wellington Dias (PT). Para a presidente do Sindepol Andréa Magalhães, a indicação foi precipitada.

"A nossa eleição aconteceu nesse domingo e dos 147 delegados na ativa, 117 votaram. O que demonstra que a classe não deseja mais aquelas velhas indicações políticas. Acreditamos que somente com um delegado geral com respaldo de apoio da categoria e sem rejeição, poderemos ter uma polícia mais eficiente e isenta",
destacou.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews