Setembro Amarelo: Sesapi amplia atendimentos no Serviço Minutos pela Vida

09/09/2023 10h35


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoOs atendimentos ocorrem por meio do telefone 0800 280 2882, sempre das 8h às 18h.(Imagem:Divulgação)Os atendimentos ocorrem por meio do telefone 0800 280 2882, sempre das 8h às 18h.

O Brasil realiza o Setembro Amarelo, com ações voltadas à prevenção do suicídio em todo o país. No Piauí, o serviço Minutos Pela Vida, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), oferece ajuda a quem está com sofrimento grave. Os atendimentos acontecem por meio do telefone 0800 280 2882. O serviço funciona sempre das 8h às 18h e já realizou mais de mil atendimentos.

O serviço funciona com quatro psicólogos, sendo dois em cada turno. “É um atendimento humanizado, com escuta qualificada. Quem atende tem a preparação necessária para o acolhimento nesses casos e para a orientação com os devidos encaminhamentos e informações sobre a rede de ajuda disponível. O nosso objetivo é ajudar aquela pessoa que, por algum motivo, está pedindo a nossa ajuda” explica Cláudia Aline, técnica de referência em prevenção ao suicídio da Diretoria de Atenção a Saúde Mental da Sesapi (DASM).

Melhorias

O serviço Minutos Pela Vida funciona no prédio da Sesapi, no Centro Administrativo. O espaço físico ganhou melhorias, com reforma na estrutura, que ampliou a capacidade de atendimento, o número de profissionais dobrou e agora conta com supervisão presencial dos psicólogos.

“Essas melhorias no serviço são essenciais para que ele continue cumprindo o seu papel com qualidade e ajude todos os piauienses que estejam em um momento de sofrimento psíquico. Já são mais de 1.000 atendimentos desde o seu surgimento e sabemos que existem muitas pessoas que ainda precisam desse suporte. Essas ampliações aumentam nossa capacidade e resolutividade junto à população”, explica a superintendente de atenção primária a saúde e municípios, Leila Santos.

Rede de Atendimento Psicossocial

A ampla divulgação do Setembro Amarelo durante todo o mês possui o intuito de conscientizar sobre a prevenção do suicídio e a importância para que as ações não ocorram somente neste mês. A Rede de Atenção Psicossocial do Estado do Piauí é composta por serviços de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, Centros Especializados, Residências Terapêuticas e em dispositivos hospitalares.

Serviços:

Minutos pela Vida (Sesapi) – Atendimento psicológico de segunda a sexta-feira, 8h às 18h – Fone: 08002802882.

Centro de Valorização à Vida (CVV) – Fone: 188 (No site também é possível ser atendido via chat ou e-mail).

Unidades Básicas de Saúde / Unidades de Saúde da Família –
Atuação nos bairros.

CAPS – Centros de Apoio Psicossocial –
Atuação nos bairros.

 

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui