Sessão Solene cria a Frente Parlamentar do Comerciário

19/05/2014 11h33


Fonte Alepi

A Assembleia Legislativa realizou hoje (19) a Frente Parlamentar do Comerciário, através de requerimento do deputado Cícero Magalhães (PT) aprovado no último dia 29 de abril, no plenário do legislativo estadual. Foram convidados representantes da categoria e dos parlamentares da bancada federal do Piauí.

Segundo o deputado Cícero Magalhães, a Frente Parlamentar Nacional dos Comerciários foi lançada na Câmara Federal no dia 21 de agosto de 2013, em Brasília, para aproximar os trabalhadores do comércio em defesa de seus interesses.

Conforme Lourival Figueiredo Melo, secretário da Confederação Nacional dos Trabalhadores, “o Piauí é o 13º Estado a instalar a Frente Parlamentar dos Comerciários, com a finalidade de defender os interesses da categoria e descentralizar suas ações em todo o país”.

De acordo com Lourival Melo, a Frente Parlamentar Nacional dos Comerciários deverá criar a Frente Parlamentar do Comerciário em outros 12 Estados da Federação.

Dia 20 de agosto será realizada, em Brasília, a convenção nacional com a pauta de reivindicações do setor a ser entregue aos candidatos à Presidência da República.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio existe há 66 anos, e representa 12 milhões de profissionais do comércio e serviços. No documento a ser entregue aos candidatos a presidência da República consta o fim da jornada da hora extra e o banco de hora.

Marcos de Holanda Moura, presidente da Federação dos Comerciários do Piauí, afirmou que no Piauí o setor atacadista apresenta maior crescimento e citou como exemplo a região de Picos, com a finalização e inauguração de dois shopping em 2015. A região mais crítica é a de Paulistana e Jaicós.