Sesc Centro Educacional de Picos desenvolve projeto sobre acessibilidade

09/12/2025 10h44


Fonte Assessoria de Comunicação

Imagem: DivulgaçãoSesc Centro Educacional de Picos desenvolve projeto sobre acessibilidade.(Imagem:Divulgação)Sesc Centro Educacional de Picos desenvolve projeto sobre acessibilidade.

O projeto “Todos Juntos: Literatura, Acessibilidade e Empatia na Infância” foi desenvolvido com o objetivo de aproximar as crianças do universo literário, valorizando diferentes formas de expressão e promovendo vivências inclusivas que reconhecem e respeitam as singularidades de cada criança.

Ao longo das atividades propostas, as crianças exploraram histórias, ampliaram a imaginação, fortaleceram vínculos e exercitaram a empatia, compreendendo que todos têm algo a contribuir e que a diversidade enriquece as experiências coletivas.

A culminância do projeto aconteceu no início de dezembro no Sesc Centro Educacional de Picos, em parceria com o Projeto MultiLab, da UFPI. O evento, intitulado “Sesc & Multilab em vivências da Educação Inclusiva”, contou com a presença da Prof.ª Dra. Alessandra Lopes Castelline (CSHNB/UFPI), Alana de Jesus Neres (professora do Centro Educacional de Picos), Layse Elaine (Psicóloga especializada em Neurodivergências), Ellaine Oliveira (Mãe de aluno neuroatípico do Centro Educacional de Picos), Victor Menezes (Aluno surdo do curso de Pedagogia da UFPI) e Jaqueline Wanderley (Professora, escritora e mãe de jovem neuroatípico graduando em Direito).

A programação contou com debates sobre desafios e conquistas do cotidiano, a relação com a escola, a importância das terapias e do acompanhamento clínico, bem como as barreiras enfrentadas e as superações individuais, um momento significativo de participação, diálogo e integração com as famílias e comunidade, reafirmando a importância da literatura, da inclusão e da construção coletiva de práticas educativas acessíveis e humanas.

O evento contou ainda com apresentações artísticas, incluindo a participação da turma de Balé Baby do Sesc Picos e dos alunos da APAE de Picos, parceiros do Sesc que enriqueceram o momento com sensibilidade e inclusão.

Como desdobramento do projeto, a auxiliar de biblioteca Gabrielly Rocha desenvolveu, juntamente com o aluno neuroatípico Guilherme, de 5 anos (Grupo II), uma história ilustrada que retrata suas experiências e percepções sobre o cotidiano no Sesc, evidenciando o protagonismo infantil e o compromisso institucional com uma educação verdadeiramente inclusiva.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: projeto, sesc, aluno