Sesapi vai abrir novos leitos após aumento de casos de síndromes respiratórias entre crianças

13/07/2023 09h11


Fonte G1 PI

Imagem: Douglas Santos/SES-AMLeitos pediátricos(Imagem:Douglas Santos/SES-AM)Leitos pediátricos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) anunciou que vai abrir novos leitos pediátricos após o governo do estado decretar situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de internações de crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Piauí.

O plano de enfrentamento definido pela Sesapi prevê a abertura de 10 leitos de UTIs no Hospital Infantil Lucídio Portella (Hilp), além de garantir mais 73 leitos com suporte respiratório nas unidades estaduais voltados para os atendimentos de síndromes respiratórias.

Somente no primeiro semestre de 2023 foram registradas 1.303 internações por SRAG, com a máxima de internações no mês de maio, com mais de 400 notificações, o que representa 31% de todas as internações do semestre, sendo 40% dessas internações referentes ao público de 0 a 5 anos.

De acordo com a assessora técnica da Superintendência de Gestão de Média e Alta Complexidade, Joselma Oliveira, a Sesapi está tentando ampliar a quantidade da vacinação nos municípios do interior piauiense.

“A Secretaria de Saúde vem garantir leitos de assistência, leitos de suporte respiratório, assim como leitos de terapia intensiva aos pacientes pediátricos, visto que foi observado no primeiro semestre de 2023 um aumento no número de casos, assim como, consequentemente, um aumento no número de internações do público de 0 a 5 anos, representando no mês de maio, mais de 30% de internações quando comparados a anos anteriores”,
explicou Joselma Oliveira.

Com base nas informações coletadas no Sive Gripe, os meses de janeiro e fevereiro apresentaram uma baixa de internações por SRAG, contudo, houve uma maior necessidade de internações desses pacientes em UTI. Já nos meses de março e junho, Teresina foi responsável por 95 e 96% das internações, seguida de Parnaíba.

“Estamos tomando uma medida de prevenção para garantir leitos para quem precisar. É importante que pais e responsáveis adotem medidas para reforçar a higienização e evitar o adoecimento”, afirmou o superintendente de média e alta complexidade, Dirceu Campêlo.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: aumento, sesapi, leitos