Sesapi reúne municípios para atualizar orientações sobre vacina do HPV

03/04/2024 13h07


Fonte Governo do Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza, nesta quinta-feira (4), por meio da Coordenadoria de Imunização, reunião com os secretários municipais de Saúde para repassar as novas orientações do Ministério da Saúde sobre a vacina contra o HPV.

O anúncio das mudanças foi feito pelo Ministério da Saúde por meio de nota técnica. A partir de agora, a vacina será administrada em dose única para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.

"A recomendação de dose única segue uma diretriz da Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2022, que aponta que uma dose já oferece proteção significativa contra o HPV, aumentando a cobertura vacinal e protegendo um maior número de jovens", disse a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.

O HPV é responsável por 99% dos casos de câncer de colo de útero, o terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil. A vacinação contra o HPV também protege contra outros tipos de câncer, como o de pênis, ânus, orofaringe, vagina e vulva, e ajuda a interromper a cadeia de transmissão ao vacinar o público masculino.

A nota técnica do ministério também ampliou os grupos prioritários do Programa Nacional de Imunizações (PNI), disponibilizando também a portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PPR), de qualquer idade.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook