Sesapi reforça rede de imunização com capacitação sobre a nova vacina contra a dengue
03/12/2025 10h09Fonte Governo do PiauÃ
A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação Estadual de Imunizações, realizou, nessa terça-feira (2), uma reunião online destinada a coordenadores municipais de imunização, profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), vacinadores e demais trabalhadores da saúde. O encontro teve como objetivo repassar orientações práticas sobre o manuseio, a aplicação e o registro da nova vacina contra a dengue, de vírus atenuado.A reunião também abordou a recente aprovação da vacina pelo Instituto Butantan. No fim de novembro, a Anvisa emitiu parecer favorável quanto à sua segurança e eficácia. O imunizante, desenvolvido integralmente no Brasil, protege contra os quatro sorotipos do vírus e será aplicado em dose única, uma diferença importante em relação a outras vacinas disponíveis no mundo.
Imagem: Divulgação
O imunizante protege contra os quatro sorotipos do vírus e será aplicado em dose única, uma diferença importante em relação a outras vacinas disponíveis no mundo.
O imunizante protege contra os quatro sorotipos do vírus e será aplicado em dose única, uma diferença importante em relação a outras vacinas disponíveis no mundo.De acordo com a coordenadora Estadual de Imunização, Bárbara Pinheiro, o encontro reforçou cuidados essenciais para garantir a eficácia do imunizante.
“Foram repassadas informações primordiais para a conservação e aplicação da vacina. O aplicador deve armazenar em condições específicas de refrigeração, entre 2°C e 8°C, conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Todas as doses aplicadas devem ser registradas nos sistemas de informação do Ministério da Saúde. A recomendação é que a vacina seja aplicada em adolescentes de 10 a 14 anos”, destacou a gestora.
Somente este ano, o Piauí já contabiliza 6.899 casos de dengue, dos quais 46 evoluíram para a forma grave, além de 11 óbitos confirmados.












