Sesapi recomenda abertura de postos de vacinação contra a Covid-19 neste final de ano

27/12/2023 09h34


Fonte Governo do Piauí

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) realizou, na manhã dessa terça-feira (26), uma reunião para discutir estratégias de combate a Covid-19. Na ocasião, foram repassadas orientações aos municípios sobre a abertura dos postos de vacinação durante as festas de final de ano. Além disso, o comitê determinou a obrigação do uso de máscaras em ambiente hospitalar e que as unidades de saúde organizem o fluxo de visitas aos pacientes.

“Pedimos aos municípios do Piauí, principalmente os maiores, que promovam a vacinação nas suas UBS, para evitar filas e aglomerações. Todos precisam cooperar, mantendo a higienização das mãos, o uso de máscaras para aqueles com sintomas e grupos de risco e principalmente manter a vacina em dia”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz.

O COE constatou um crescimento nas vendas de testes realizados em Teresina, Picos e Piripiri. Também houve um aumento na taxa de positividade dos testes realizados pelo Lacen-PI, saindo de 17% para 29,4% na última semana epidemiológica. Atualmente há dois pacientes internados por síndrome respiratória aguda grave.

O comitê orienta, também, a manutenção dos protocolos de etiqueta respiratória, que evitam a propagação do vírus e, principalmente, que a população procure tomar as doses necessárias para proteção contra a Covid-19.
Imagem: DivulgaçãoA orientação foi repassada aos municípios durante reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE), nesta terça-feira (26).(Imagem:Divulgação)A orientação foi repassada aos municípios durante reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE), nessa terça-feira (26).

“Pedimos que as pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses, tomem a vacina e aqueles que ainda não realizaram a primeira dose com a bivalente, acima de 18 anos, desde que no mínimo quatro meses após a última dose, precisam retornar aos postos de saúde e tomar a vacina”, lembra a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé.

Segundo os dados apresentados na reunião, pela Gerência de Vigilância em Saúde, o estado apresentou na última semana 115 casos notificados da doença e 05 óbitos. Todas as pessoas tinham comorbidades. Entre as vítimas, uma mulher de 40 anos portadora de neoplasia em estágio avançado, residente em Campo Grande do Piauí. Uma idosa de 91 anos com doença cardiovascular crônica, diabetes e doença neurológica crônica, residente em Elesbão Veloso-PI, outra paciente de 24 anos portadora de anemia falciforme, residente em Bom Lugar (MA). Além de uma mulher de 72 anos, de Demerval Lobão, com histórico de dois Acidentes Vascular Cerebral (AVC) e Lúpus e uma mulher de 40 anos, da cidade de Teresina, imunodeprimida.

Na próxima quarta-feira (03), o Comitê de Operações Emergenciais volta a se reunir para nova avaliação da situação no estado.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: estado, dose, sa?de