Sesapi realiza barreiras sanitárias no fim de semana em busca de casos suspeitos de Covid-19

27/06/2020 11h38


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação /SesapiProfissionais de saúde medem temperatura de motoristas durante barreira sanitária em Teresina.(Imagem:Divulgação /Sesapi)Profissionais de saúde medem temperatura de motoristas durante barreira sanitária em Teresina.

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) vai realizar barreiras sanitárias nas BRs 343 e 316 neste fim de semana em Teresina. O objetivo é buscar pessoas com os possíveis sintomas da Covid-19, além de conscientizá-las sobre a importância do isolamento social para o controle do número de casos.

Neste sábado (27), a barreira acontece na BR-343, entre 8h às 12h. No domingo (28), a ação será realizada na BR-316, no mesmo horário. Participam da iniciativa enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Para Dília Falcão, gerente de Atenção Básica da Sesapi, o que se têm notado na barreira deste sábado (27) é o aumento do fluxo de veículos, o que demonstra uma queda dos índices de isolamento social.

“É uma barreira sanitária organizada pela própria secretaria do estado com profissionais de saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O fluxo está intenso. Nós esperávamos que o fluxo havia diminuído, mas para nossa surpresa, o fluxo está bastante intenso no sentido Teresina – Altos”, afirmou.

A ideia da secretaria é realizar as barreiras todos os fins de semana. “Trata-se de um plano piloto para vermos como o fluxo está funcionando e podemos firmar nos fins de semana. O que percebemos é que o fluxo está aumentando e as pessoas precisam ter a consciência de que temos que se isolar e evitar a disseminação do vírus. Então, nós precisamos orientá-lo cada vez mais. É preciso manter o distanciamento e entender que o isolamento social é fundamental nesse período”, contou Dília Falcão.

 

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: barreira, isolamento, fluxo