Sesapi reabre leitos exclusivos para covid-19; ocupação está em 89%

19/07/2022 15h13


Fonte meionorte.com

Imagem: DivulgaçãoSesapi reabre leitos exclusivos para covid-19; ocupação está em 89%(Imagem:Divulgação)Sesapi reabre leitos exclusivos para covid-19; ocupação está em 89%

O secretário de Saúde Neris Júnior anunciou nesta terça-feira (19) a reabertura de seis novos leitos de Unidade de Terapia em Intensiva (UTI) exclusivos para Covid no Hospital Natan Portela, situado em Teresina. A medida vem após uma solicitação do Comitê de Operação Emergenciais (COE) e em razão da projeção de aumento de casos de Covid-19 no litoral e na região Sul do estado.

A taxa de ocupação dos leitos exclusivos para atendimento Covid-19 chegou a 89% no Piauí. O relatório diário de ocupação de leitos Covid-19, divulgado na segunda-feira (18), informa que 198 leitos estão ocupados no Piauí, sendo 141 leitos clínicos, 51 UTIs e 06 leitos de estabilização. Desse total, 90% dos leitos de UTI públicos estão com pacientes. Em Teresina, 100% desses leitos estão ocupados e no interior do estado a taxa de ocupação chega a 84%.  

“Estamos fazendo análise do aumento no número de caso e aumento de internações hospitalares. No quantitativo de casos, há uma redução em Teresina, mas nós esperamos fazer o cruzamento com outras informações. Nós estamos percebendo a necessidade de leitos de UTI e já estamos adicionando mais seis leitos no hospital Natan Portela”, falou.

Segundo o secretário, a análise dos dados de monitoramento da doença no Piauí aponta um aumento de casos no período das férias escolares. Na semana passada, a Sesapi autorizou a rebertura de 42 leitos destinados para tratamento intensivo de casos de Covid.

O último levantamento feito com dados de todo o Piauí, observa um aumento de 32,97% nos casos de Covid em todo o Piauí. O secretário Neris Júnior destacou que até esta sexta-feira, novos leitos de UTI serão reabertos nos municípios de Floriano e Parnaíba também devem abrir novos leitos UTI.

“Vamos reativar também outros leitos fora da capital como a gente tinha antes na pandemia. De acordo com dados epidemiológicos, o estado terá um aumento no quantitativo de casos na região do litoral piauiense em razão das férias escolares e provavelmente teremos aumento de leitos nos hospitais de Floriano e Parnaíba. Pela complexidade dos leitos, vamos tentar diminuir a transferência de pacientes para que o atendimento fique mais próximo à população”, falou.

Imagem: DivulgaçãoNéris Júnior(Imagem:Divulgação)Néris Júnior

Em uma reunião realizada entre equipes do COE e da Sesapi foi apresentada a proposta de reedição Nota Técnica nº 002/2022, revisada pelos membros do COE/PI, com objetivo de fortalecer a continuidade das medidas higienicossanitárias, visando à redução dos riscos de transmissão da Covid-19 e outras síndromes respiratórias no ambiente escolar, bem como, no trajeto casa-escola-casa, para maior segurança nas aulas presenciais.

Perfil dos internados

O perfil dos pacientes internados por Covid em hospitais no Piauí é o maior exemplo da importância de completar o esquema vacinal contra o vírus, frisou o secretário Neris Júnior. Uma avaliação feita com base no Boletim Epidemiológico de Covid-19 da 27ª semana (3 a 9 de julho) da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), aponta que 85% pacientes que chegaram a óbito estavam com a dose de reforço atrasada. “Além dos casos de doses atrasadas, nós também identificamos alguns casos em que pacientes sequer tomaram uma única dose da vacina”, falou.

A reunião com equipe da Sesapi e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) também estipulou ações educativas para informar a população sobre a importância da atualização da caderneta vacinal. 

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: aumento, leitos, covid