Sesapi promove oficina sobre práticas de resposta a emergências de saúde pública no PiauÃ
15/12/2023 10h22Fonte Governo do PiauÃ
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza, nessa quinta-feira (14) e sexta-feira (15), em parceria com o Ministério da Saúde, a oficina de integração entre Vigilâncias em Saúde do Estado do Piauí. O objetivo é fortalecer as ações da rede pública de saúde como ferramenta para enfrentamento de emergências na área.
O evento busca promover a integração entre os setores da vigilância em saúde, com foco na preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública, como explica a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.
“A oficina é uma parceria entre Sesapi e Ministério da Saúde, que veio somar no fortalecimento das ações de vigilância em nosso estado. Esse é o momento de oportunizar a troca de experiências e boas práticas, por meio da integração dos diversos setores envolvidos”, destaca.
Imagem: Divulgação
Oficina tem como objetivo fortalecer as ações da rede pública de saúde para o enfrentamento de emergências.

A vigilância em saúde é norteadora para tomada de decisões dos gestores de diferentes esferas. A Oficina de Preparação, Vigilância e Resposta às Emergências Públicas no Piauí ajudará a melhorar as práticas de detecção, notificação, investigação e resposta aos eventos/agravos de saúde pública.
“Nosso intuito é contribuir nas ações de vigilância epidemiológica e nas respostas que precisamos executar em relação aos agravos na comunidade. Com isso pretendemos dar agilidade às estratégias para enfrentamento das emergências, identificar as necessidades das equipes de saúde e sensibilizar os profissionais de saúde para detectar os agravos”, pontua a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa.
A oficina de integração entre Vigilâncias em Saúde do Estado do Piauí será realizada até sexta-feira (15), no Gran Hotel Arrey. No final, os participantes elaborarão um plano de ação a ser implantado no Piauí com o auxílio do Departamento de Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.
“Essa é a décima oficina que o Ministério faz em um estado. Ela tem como meta o fortalecimento e integração dos diversos setores da vigilância em saúde, para que possamos enfrentar as futuras emergências em saúde pública, com maior preparo e cooperação. Esse plano de ação vai subsidiar o estado a elaborar novos trabalhos e melhorar sua rotina diante de novos eventos de saúde pública”, disse Rayana Castro, assessora do Departamento de Emergências em Saúde Pública, do Ministério da Saúde.
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews