Sesapi promove debate sobre saúde e equidade no ambiente de trabalho
15/11/2025 08h49Fonte Governo do PiauÃ
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) dará continuidade, entre os dias 17 e 21 de novembro, à Campanha Saúde da População Negra 2025, com o tema “Trabalhadores e trabalhadoras negros e negras”. A nova etapa propõe uma reflexão sobre as condições de saúde da população negra no mercado de trabalho e destaca o papel dos profissionais negros que atuam no SUS, reconhecendo sua contribuição diária para uma saúde pública mais justa e inclusiva.Como parte da programação, no dia 18 de novembro, será realizada uma ação especial no pátio da Sesapi, alusiva ao Dia da Consciência Negra. O evento contará com o lançamento do Curso de Equidade, apresentações culturais e exposições de iniciativas e ações voltadas à promoção da igualdade racial e valorização da diversidade. A atividade reforça o compromisso da Sesapi em promover debates e vivências que fortaleçam a equidade racial dentro do ambiente de trabalho e no atendimento à população.
Imagem: Divulgação
Como parte da programação, no dia 18 de novembro, será realizada uma ação especial no pátio da Sesapi, alusiva ao Dia da Consciência Negra.
Como parte da programação, no dia 18 de novembro, será realizada uma ação especial no pátio da Sesapi, alusiva ao Dia da Consciência Negra.A campanha também vai dar visibilidade a histórias inspiradoras de médicos, enfermeiros e agentes de saúde negros que fazem a diferença no atendimento público, fortalecendo o SUS com seu compromisso, empatia e dedicação. O objetivo é reconhecer e valorizar esses profissionais, promovendo o respeito à diversidade e a representatividade dentro das equipes de saúde.
O coordenador de Promoção da Equidade em Saúde da Sesapi, Filipe Silva, ressalta a importância de discutir o racismo nas relações de trabalho e valorizar quem constrói o SUS todos os dias.
“É essencial reconhecer o papel fundamental dos trabalhadores e trabalhadoras negros na construção do nosso sistema público de saúde. São profissionais que, mesmo enfrentando barreiras históricas, seguem firmes na missão de cuidar e acolher com excelência. Falar sobre racismo no ambiente de trabalho é um passo importante para transformar realidades e garantir condições mais justas e saudáveis para todos. Valorizar esses profissionais é também fortalecer o SUS e reafirmar nosso compromisso com a equidade e o respeito à diversidade”, destaca.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui












