Sesapi pede que indígenas que vivem no Piauí sejam incluídos na primeira fase de vacinação contra Co

15/02/2021 19h30


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarA doutora em antropologia da Universidade Federal do Piauí, Carmem Lima, defende que os indígenas do Piauí sejam incluídos na primeira fase da vacinação por ser uma população vulne(Imagem:Reprodução)
 A Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi) enviou um ofício para o Ministério da Saúde solicitando que sejam incluídos nos grupos que devem ser vacinados no estado mais de 1 mil e trezentos índios que vivem no Piauí e se enquadram no grupo prioritário para Covid-19.

Segundo o Ministério da Saúde, apenas os indígenas que vivem em terras demarcadas devem ser imunizados nesta fase da vacinação, e que os demais brasileiros, entre eles os índios que não vivem em terras demarcadas, devem ser imunizados pelos governos municipal e estadual nas próximas fases. Sobre o ofício enviado pela Sesapi, o Ministério da Saúde informou que irá verificar se ele chegou na próxima quarta-feira (17)

Uma lei estadual publicada em agosto de 2020 reconhece a existência de nove comunidades indígenas no Piauí, que abrigam mais de 3 mil indígenas. Há ainda dois territórios em processo de qualificação para se tornarem terras demarcadas. Entretanto, o Governo Federal não reconhece a existência de terras indígenas no Piauí, e nenhum deles foi vacinado.

Segundo a Sesapi, pelo menos 1 mil e 300 indígenas que vivem no Piauí fazem parte dos grupos prioritários, seja pela idade ou por ter comorbidades.

"A Sesapi contestou e anunciou ao Ministério, por meio de documento formal, a existência de índios que vivem dentro da cultura indígena no estado, distribuídos nas regiões e em cidades do estado", disse Cristiane Moura Fé, diretora de vigilância em saúde da Sesapi.

Henrique Manoel, cacique do povo Tabajara Tapuio, contou que há indígenas contraindo a Covid-19 no estado. Segundo dados da Sesapi, 197 índios foram contaminados pelo coronavírus no Piauí. Nenhum deles chegou a falecer. No Brasil, até esta segunda-feira (15) 214.429 índios foram vacinados.

A doutora em antropologia da Universidade Federal do Piauí, Carmem Lima, defende que os indígenas do Piauí sejam incluídos na primeira fase da vacinação por ser uma população vulnerável à doença.

"Se eles não forem vacinados, considerando o grau de vulnerabilidade que eles possuem em relação à Covid-19, é realmente preocupante. Isso gera um problema bastante grave e coloca em risco a sobrevivência e existência dos indígenas em nosso estado", disse a antropóloga.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui