SESAPI faz trabalho de busca ativa para casos de meningites e hepatites

29/07/2023 10h39


Fonte Ascom Sesapi

A Coordenação de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) está realizando trabalho de busca ativa nas cidades do Piauí para casos de meningites e hepatites A, B e C . A ação está sendo efetuada numa alusão ao Julho Amarelo, que é o mês de combate às hepatites virais.

A técnica estadual para hepatites virais da Coordenação Estadual, Thamisa Brito, afirma que o trabalho está sendo feito nos municípios sem notificação ou com notificação que tenha inconsistência.

A equipe já passou pelas cidades de Juazeiro, Alto Longá, Sigefredo Pacheco, Campo Maior, Oeiras, Santo Inácio do Piauí, São Raimundo Nonato, Jurema, São Brás, Fartura e Guaribas.

“Estamos conversando com os coordenadores de saúde, orientando sobre os testes e a prevenção. Temos ainda um cronograma de muitas visitas até o final deste ano para refazer a linha de cuidados para pacientes portadores de hepatites”, afirma a técnica.

Para o próximo ano, a equipe quer fazer uma capacitação para todos os 12 territórios do estado, executando a política proposta pelo Ministério da Saúde que é eliminar as hepatites virais até 2030.

Tópicos: hepatites, virais, sa?de