Sesapi amplia vacinação entre os trabalhadores de saúde; 84 mil profissionais serão imunizados

08/02/2021 15h39


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarA Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) ampliou a vacinação contra a Covid-19 para os trabalhadores de saúde e pretende vacinar 84 mil profissionais em todo o estado. Com(Imagem:Reprodução) 
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) ampliou a vacinação contra a Covid-19 para os trabalhadores de saúde e pretende vacinar 84 mil profissionais em todo o estado. Com as novas doses do imunizante da Sinovac/Butantan, que chegaram ao Piauí nesse domingo (7), será possível atingir 73% dos profissionais e vacinar 12.132 idosos a partir de 90 anos em todo o estado.

De acordo com a Sesapi, até o momento, mais de 40 mil trabalhadores da área da saúde foram contemplados, com a primeira dose das vacinas. Ao todo, o Piauí já recebeu 121 mil doses de vacina, sendo 24 mil dessas da vacina de Oxford/Astrazeneca e o restante da Sinovac/Butantan.

“Ainda temos muito a evoluir. Foi entregue 67%, agora mais 6%. Então teremos mais de 70% dos trabalhadores da saúde vacinados. Também já começamos a evoluir nos grupos tidos como prioritários, que com o agravamento da doença os levam a óbito e isso é visto no nosso painel epidemiológico não só no Piauí, mas no Brasil e no mundo”, afirmou o superintendente de Atenção Primária à Saúde, Herlon Guimarães.

Herlon Guimarães também explicou os quais os profissionais e trabalhadores da saúde, incluídos nos grupos de prioridade na vacinação contra a Covid-19 no Piauí.

“Quero chamar atenção para conceitos de profissionais de saúde e trabalhadores da saúde. A campanha é destinada aos trabalhadores da saúde. Iniciamos com um grupo que era prioridade da prioridade, que contempla quem está na linha de frente e vamos evoluindo gradativamente nos trabalhadores de saúde. Por exemplo, maqueiros, profissionais da limpeza e trabalhadores que transportam pacientes para fazer exames. Esses profissionais também estão na linha de frente e também entram no critério de trabalhadores da saúde”, disse.

O superintendente destacou que os grupos prioritários foram definidos a exemplos de campanhas passadas, como a da gripe, por exemplo.

“Esses números já existem, o Brasil já tem posse da quantidade de pessoas em determinados grupos e é exatamente com esses números que vamos trabalhar e evoluir no plano de vacinação no Piauí”, comentou.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook