Sesapi abre XVIII Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes

16/09/2023 10h52


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoJunto com a campanha, foi iniciado o VII Curso de Capacitação para o Diagnóstico de Morte Encefálica.(Imagem:Divulgação)Junto com a campanha, foi iniciado o VII Curso de Capacitação para o Diagnóstico de Morte Encefálica.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Central Estadual de Transplantes do Piauí, promoveu a abertura da XVIII Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes com a abertura do VII Curso de Capacitação para o Diagnóstico de Morte Encefálica. O evento aconteceu na tarde dessa sexta-feira(15) no auditório do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM) e faz parte da programação do Setembro Verde, mês alusivo à conscientização sobre a doação de órgãos.

A coordenadora da Central de Transplantes do Piauí, Lourdes Veras, explica que o curso é destinado a médicos intensivistas da rede estadual de saúde e busca ajudá-los a fechar o diagnóstico de morte encefálica.

“O diagnóstico de morte encefálica é o primeiro passo para a doação e para o transplante. Sem ele, nada acontece. Atualmente, a captação de órgãos para doação só é feita na capital, mas vai ser ampliada também para o interior do estado”,
diz.

Na abertura do evento, o secretário da Sesapi, Antonio Luiz Santos, falou da importância da doação e dos esforços do Governo do Estado para intensificar a realização de transplantes no Hospital Getúlio Vargas (HGV).

“Queremos transformar o HGV no hospital de referência para transplantes no estado e, consequentemente, aumentar o volume de procedimentos para reduzir as filas de espera. Vamos melhorar o atendimento dos transplantes que já são feitos e, no futuro, voltar a fazer transplantes de coração no Piauí”, afirma o gestor.

Atualmente, o Piauí realiza transplantes de rins e córneas. De acordo com a Central Estadual de Transplantes do Piauí, são 474 pessoas na fila de espera para transplante de rim e 393 para o de córnea.