Servidores dos Correios no Piauí mantêm greve mesmo após decisão do TST

30/09/2017 08h07


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: SINTECTPIClique para ampliarServidores dos Correios no Piauí mantêm greve mesmo após decisão do TST.(Imagem:SINTECTPI)

O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Piauí (SINTECTPI) decidiu, em assembleia no final da manhã da última sexta-feira (29), manter a greve deflagrada no último dia 19. Os trabalhadores contrariam decisão do vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Emmanoel Pereira, que quinta (28) considerou a paralisação abusiva e determinou o retorno imediato às atividades.

Na assembleia, os carteiros decidiram seguir o comando nacional de greve, que ainda não havia recebido notificação do TST sobre a decisão liminar. A categoria considera que os Correios abandonaram a negociação com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) para discutir com outra entidade, que seria comandada por um aliado do presidente Michel Temer (PMDB).

Na próxima segunda-feira (2), os carteiros vão se concentrar na avenida Valter Alencar e Monte Castelo, zona Sul de Teresina, a partir de 7h30. Haverá mobilização na capital também na terça-feira, quando a categoria realizará ato nacional em Brasília (DF) - ficou decidido que, por economia de despesas, os estados mais distantes substituirão a marcha até o Distrito Federal por atos em suas regiões.

Apesar das agências estarem funcionando, a greve tem prejudicado a entrega de correspondências porque boa parte dos trabalhadores que cruzaram os braços são carteiros.

A pauta de reivindicações dos servidores inclui o reajuste salarial de 8%, além de outros benefícios, a volta do plano de saúde, hoje terceirizado para a administração da própria empresa pública, a não privatização dos Correios e a suspensão do fechamento do banco postal, programado para 11 de outubro em todo o Piauí. "Nós somos contrários (ao fechamento do banco postal). Vai prejudicar não somente os trabalhadores, mas também a população em geral. Muitas cidades só tem os Correios como banco postal em sua cidade", argumenta Jailson Tavares Lima, secretário de imprensa do SINTECTPI.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook