Serra da Capivara: comunidade comemora 43 anos do parque

06/06/2022 09h06


Fonte Clube News

Imagem: Pedro Santiago/G1Pedra furada(Imagem:Pedro Santiago/G1)Pedra furada

Várias atividades marcaram o aniversário de 43 anos do Parque Nacional da Serra da Capivara, celebrado neste domingo (5).

Pela manhã, o parque recebeu alunos das escolas públicas para visitação. Houve distribuição de kit de livros e jogos sobre educação patrimonial. Os participantes se reuniram e cantaram “Parabéns para você”.

Durante a tarde houve uma exposição gratuita sobre os quilombolas do território Serra da Capivara e em seguida uma mesa-redonda “Serra da Capivara: Ciência, Ensino e Sociedade.

A diretora do parque Marrian Rodrigues falou da importância do momento e frisou a sua alegria de ver o parque tão vibrante. “Minha felicidade é muito grande de ver, esse parque nesse dia, com as escolas, os alunos e junto com a comunidade. Os quatro municípios do entorno do parque estão aqui, participando deste momento, secretários do meio ambiente, de educação, o prefeito de Coronel José Dias, todos participando como voluntários”.

Marrian disse ainda que um patrimônio tão importante não pode ficar fechado somente para pesquisadores, ele tem que ser usado, compartilhado, difundido.

“Que as pessoas da região conheçam de perto, entendam porque esse patrimônio é tão importante no ponto de vista científico. Esse trabalho de trazer as pessoas da comunidade para mais perto do parque é um dos nossos objetivos”,
declarou.


Preservação das onças

No aniversário deste ano, a administração do parque está promovendo ações de conscientização para a preservação de onças na região porque, segundo Marrian Rodrigues, as onças pintada e parda estão em ameaça, principalmente no corredor ecológico – entre os parques Serra da Capivara e Serra das Confusões –, considerado como área de conectividade desses animais.

“As ameaças são antrópicas, de ações de caçadores e também por conta da pressão dos empreendimentos no corredor ecológico”,
afirmou a administradora.

Patrimônio da humanidade

O Parque Nacional Serra da Capivara foi fundado no dia 5 de junho de 1979 como uma unidade de conservação de uso integral. Em 1991, o espaço foi considerado patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Dois anos depois, o parque foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: serra, nacional, capivara