Sempi inicia campanha Outubro Rosa com ação de prevenção ao câncer de mama e combate à violência

01/10/2025 23h32


Fonte Governo do Piauí


A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) iniciou, nesta quarta-feira (1º), a programação do Outubro Rosa com uma ação especial em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). O evento foi realizado na sede da Sempi, na Avenida Petrônio Portela, bairro Aeroporto, zona norte de Teresina.

A abertura contou com palestra da coordenadora de Saúde da Mulher da Sesapi, Maria Auzeni de Moura Fé, sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A equipe técnica da Sempi conduziu um momento de reflexão sobre violência contra a mulher, reforçando a importância da proteção e do enfrentamento à violência de gênero como parte das estratégias de cuidado integral às mulheres.

Durante a ação, foram destacados os serviços disponíveis em outubro, como atendimentos psicossociais, rodas de conversa do Ônibus Lilás e atividades educativas. A diretora de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política da Sempi, Ivana Amorim, reforçou que a campanha integra saúde e direitos.

“Além do exame de mamografia, estaremos realizando rodas de conversa e ações educativas para fortalecer a prevenção da violência contra a mulher. Os resultados dos exames poderão ser retirados nos mesmos locais de realização, 15 dias após a coleta”, explicou.

A palestrante Maria Auzeni destacou a importância do diagnóstico precoce para salvar vidas. “O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre mulheres. A prevenção e o rastreamento possibilitam tratamento adequado e maiores chances de cura. É essencial que as mulheres se conheçam, observem sinais de alteração e realizem a mamografia regularmente”, orientou.

A ação também contou com a parceria de clínicas que ofereceram cadastros, orientações sobre consultas médicas e odontológicas a preços acessíveis, além de aferição de pressão arterial e informações sobre benefícios.

A Carreta da Mamografia continuará atendendo em Teresina nos dias 2 e 3 de outubro, na Casa da Mulher Brasileira (Avenida Roraima, 2563, bairro Aeroporto), e nos dias 6 e 7 de outubro, na Praça das Missões (bairro Vila da Paz). O atendimento ocorrerá das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Para realizar o exame, é necessário apresentar RG, Cartão do SUS e comprovante de residência. A faixa etária prioritária é de 40 a 69 anos.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews