Seminário Piauiense de Tilapicultura supera expectativas de público

01/10/2016 08h34


Fonte Governo do Piauí

O Seminário Piauiense de Tilapicultura, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PI) foi concluído da última quinta-feira (29) com grande participação do público.

A diretora de articulação comunitária da SDR, Liz Elizabeth Meireles, destacou a importância da iniciativa. “O seminário foi muito proveitoso, inclusive, ultrapassamos nossos objetivos. Nossa meta era atrairmos 200 participantes. Entretanto, mais de 300 pessoas compareceram ao auditório do Sebrae, nos dois dias de evento. Além das pessoas de Teresina, vieram estudantes, produtores, técnicos e pesquisadores de Parnaíba, Esperantina, Piripiri, Picos e Maranhão. Representantes das agências bancárias também prestigiaram o evento. Houve um grande nível de envolvimento de todos os presentes com as temáticas abordadas”, enfatizou.

Imagem: Ascom SDR Seminário Piauiense de Tilapicultura supera expectativas de público.(Imagem:Ascom SDR) Seminário Piauiense de Tilapicultura supera expectativas de público.

O seminário foi resultado de uma demanda discutida pela Câmara Setorial da Piscicultura do Piauí, que apontou gargalos de discussões relevantes desta atividade no estado como assistência técnica, licenciamento ambiental, liberações da outorga para uso da água. “Além dos vários temas trabalhados, o Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Piauí Fomento apresentaram suas linhas de crédito, taxas de juros e públicos que podem se beneficiar. Um outro momento importante foi a apresentação do Piauí Fomento, ainda pouco conhecido e que também financia projetos com vantagens como bônus de 30% para quem paga o financiamento em dia”, enfatizou a diretora de articulação comunitária da SDR.

Temas como Patologias e Sanidade na Tilapicultura, Bioseguridade na Psicultura, Alimentos Funcionais na Piscicultura e Perspectivas para a aquicultura continental considerando a escassez hídrica foram alguns dos temas abordados no seminário. A palestra de abertura foi sobre Nutrição e Saúde da Tilápia e ministrada pelo renomado Fernando Kubtiza, engenheiro agrônomo formado pela ESALQ-USP, mestre em nutrição animal e doutor em aquicultura pela Auburn University, no Alabama, Estados Unidos.

Imagem: Ascom SDR Seminário Piauiense de Tilapicultura supera expectativas de público.(Imagem:Ascom SDR) Seminário Piauiense de Tilapicultura supera expectativas de público.

Para Fernando Kubtiza, este evento atingiu espaços que vão além das apresentações técnicas. “Foi uma oportunidade que possibilitou o entrosamento entre os empresários atuais e os futuros produtores. Muitos dos presentes no seminário enfrentam os mesmos problemas relacionados à esta atividade e, com este encontro, poderão estabelecer parcerias que vão ajudar a fortalecer o setor”, afirmou doutor em aquicultura.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews